Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, julho 31, 2011

VOCÊ SABE O QUE É A BÍBLIA, QUEM A ESCREVEU, EM QUANTO TEMPO ELA FOI ESCRITA?

EDIFICAÇÃO












No Segund
o domingo de dezembro comemoramos O Dia Da Bíblia. O vocábulo, Bíblia, originalmente não se encontra no Velho e no Novo testamento. É derivado por meio do latim de, biblia, proveniente do Grego Helenista ou Coiné, que significa comum. Este idioma surgiu com as conquistas de Alexandre Magno, tornou-se dialeto comum em redor do Mediterrâneo cerca de trezentos anos antes de Cristo e quinhentos anos depois de Cristo. O termo grego, Biblia, é plural de biblion que por sua vez é diminutivo de biblos, usado para denotar qualquer livro escrito. No grego, significava um documento escrito, mas originalmente, no grego antigo, significava um documento escrito em papiro. O termo encontra a sua origem no vocábulo, byblos, em referência ao porto fenício do mesmo nome, mediante o qual era importado o papiro de origem egípcia, desde a antiguidade.

No Velho Testamento o nome de livros já era aplicado aos escritos sagrados. Em Daniel, Capítulos nove, verso dois, leram nas palavras do profeta,... eu, Daniel, entendi, pelos livros... Referindo-se ao conjunto dos escritos proféticos.
=
Como podemos observar, nos evangelhos encontramos o vocábulo, Biblos, de onde é vertido o substantivo livro, encontrado no Evangelho Segundo Mateus, Capítulo um, verso dois e no Evangelho Segundo Marcos, Capítulo doze, verso seis.
=
No cristianismo, o termo Bíblia, passa a configurar o significado de livros, para indicar aqueles que são reconhecidos como canônicos pela igreja cristã. O uso mais antigo de ta bibliá, vertido do grego para o vernáculo como, os livros, pelos cristãos, com esse sentido, foi iniciado em Segundo Clemente, Capítulo catorze, verso dois, cerca de cento e cinqüenta anos depois de Cristo.
=
O termo sinônimo de, Bíblia, encontrado no Novo Testamento é Escrituras, freqüentemente usado para denotar os documentos sagrados do Velho Testamento em sua totalidade, ou em parte.

=
A Bíblia é a revelação do caráter e da ação de Deus. Através dela, Deus desvenda aos nossos olhos tudo aquilo, que dele, desejava conhecêssemos. A Bíblia, além do produto da revelação, é o livro milagre. Escrito por cerca de quarenta autores diferentes, de procedência multicultural, os quais escreveram inspirados pelo Espírito Santo no período histórico compreendido em torno de mais ou menos mil e seiscentos anos, estendidos do Sinai à terra prometida; do exílio babilônico ao nascimento de Jesus; da morte, ressurreição e ascensão do mestre à sua volta descrita no Apocalipse.
=
Livros e fragmentos de originais guardados pelas santas e poderosas mãos de Deus através de bibliotecas, como a de Alexandria e em cavernas adjacentes ao Mar Morto, foram preservados através dos séculos, preciosos no processo da canonização bíblica. Pelo processo gradativo e progressivo da revelação, pela preservação dos manuscritos sagrados, pela canonização atribuída aos pais da igreja, hoje temos a Bíblia, nossa única regra de fé e prática.
=
A Bíblia, no cânone cristão, é composta por sessenta e seis livros. Destes trinta e nove estão no Velho Testamento e vinte e sete no Novo Testamento. São estes:
=

VELHO TESTAMENTO

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel,
Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
=
NOVO TESTAMENTO
Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, II e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, II Pedro, I, II e III João, Judas e Apocalípse.
=
Destaco, a seguir, três referências bíblicas como prova de autoridade da Bíblia, a palavra de Deus.
=
1 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Sl 119: 105.
=
2 - A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. Sl 19: 7-9.
=
3 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Tm 3: 16-17.

Rev. Cleuso Rodrigues Nogueira
_____________________________________________________________________________________
Acreditamos que para um melhor esclarecimento e edificação, sempre é bom e útil, examinar todos os versículos indicados em qualquer texto que apreciamos. Estaremos tirando duvidas, crescendo na Palavra e ao mesmo tempo ajudando ao escritor nas indicações para um melhor entendimento. Fiel é a Palavra.
Por “Rei dos Reis”.


















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"
Rev. Cleuso R. Nogueira - Iª IPB Central de MG.