Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, junho 08, 2009

FARISEUS MODERNOS

EDIFICAÇÃO









Todas as coisas, pois que vos disserem que observeis, observai-as, mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens, eles, porém, nem com o dedo querem movê-lo.” (Mt 23:3-4).

=

Os Fariseus eram uma classe de religiosos "Doutores da Lei" que ensinava no Templo durante o período que o Senhor Jesus pregava as Boas novas do Reino de Deus. Eles conheciam a Lei, falavam da Lei, porém não a praticavam, sendo esses os maiores Hipócritas como o próprio Senhor os chamou.

=

A hipocrisia não residia nos erros doutrinários e pecados outros que praticavam. Para Jesus, a hipocrisia estava em propagar um modo de vida que não praticavam, mas conscientemente impunham a outrem. Era forjar uma imagem pública de virtuosidade, enquanto seus corações estavam cheios de vilanias. O seu discurso era bonito e até correto em muitos aspectos, mas tal beleza e correção só serviam para os “de fora”, para consumo externo, enquanto eles se locupletavam, impondo um domínio religioso e social que era o que verdadeiramente lhes interessava.

=

Nos dias atuais, sem precisarmos desprender grande esforço, podemos observar em nossas igrejas alguns integrantes desta maldosa classe. Tentaremos exemplificar atitudes dos fariseus contemporâneos a seguir:

=

1 - Gostam de fazer longas orações e demonstrar bastante eloqüência, mesmo quando o pedido de oração tem cunho específico (Não queremos dizer com isso que não devemos fazer orações longas, há tempo pra tudo).

=

2 - Gostam de andar com pessoas que tiveram problemas com antigos líderes (Pastores) e sempre têm uma palavra que deveria ter sido usada por este líder, que sempre, em sua opinião, agiu com falta sabedoria para conduzir a situação.

=

3 - Seu cônjuge sempre é o culpado pela sua falta de desenvolvimento na obra, sempre o cônjuge é a pedra no caminho.

=

4 - Têm certeza do seu chamado, porém nunca o colocam em prática.

=

5 - Estão sempre procurando a igreja certa, mas esta nunca é a aquela em que se encontram no momento.

=

6 - Dificilmente permanecem mais de um ou dois anos em uma mesma Igreja, pois seu nome freqüentemente figura em polêmicas na congregação.

=

7 - Têm sempre opinião bem definida para quaisquer situação (mesmo não tendo nenhuma ligação com o departamento em questão)

=

E por aí vai...

=

Queridos, sabemos que tais atitudes não trazem edificação alguma ao corpo de Cristo, mas infelizmente temos vivido estas coisas com certa freqüência e, obviamente, isso entristece o Espírito Santo de Deus.

=

No mais, irmãos, que Deus, na pessoa do Espírito Santo, nos livre de virmos a ser pedra de tropeço na vida de algum irmão ou de alguém que ainda não conheceu o Senhor, e jamais possamos nos imaginar participantes da classe dos novos fariseus.

=

Que Deus nos abençoe.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel

Portal Fruto do Espirito- André Nunes

Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

http://www.reierei.blogspot.com/