Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, outubro 09, 2008

VEGETARIANISMO: TENHA CUIDADO

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Cortar alimentos de origem animal do cardápio, como carne (vermelha e branca), laticínios e ovos, é a opção escolhida pelos vegetarianos. A adaptação na alimentação é uma filosofia de vida seguida com os mais diversos objetivos, seja por determinada religião, pelo objetivo de ter uma dieta saudável, ou ainda, por consciência ecológica.
=
Mas nem todo vegetariano restringe todo tipo de alimento de origem animal, como os vegetarianos restritos. Existem também os semi-vegetarianos, não comem apenas carne vermelha; os ovolactovegetarianos, excluem todo tipo de carne, mas comem ovo, leite e derivados; e os lactovegetarianos, consomem só leite e derivados.
=
Para que a filosofia não seja prejudicial à saúde, é preciso que o vegetariano obtenha os mesmos nutrientes encontrados nos alimentos excluídos do cardápio, em outros produtos. O endocrinologista e responsável pelo Spa Fazenda Igaratá, João César Castro Soares, explica que o vegetarianismo pode acarretar carência de ferro, vitamina B12 e cálcio, já que essas substâncias são mais presentes em alimentos de origem animal. "Uma forma de suprir e não ter carência de aminoácidos e proteínas é consumir alimentos leguminosos como feijão, lentilha e soja", diz o especialista.
=
Porém, João César afirma que mesmo ingerindo leguminosos, o vegetariano pode enfrentar problemas de saúde. "O principal Problema é a anemia megaloblástica, que é a carência de B12. Sua cura vem somente ao tomar a vitamina, pois não existem alimentos que possuem esse tipo de vitamina, a não se os de origem animal". Este tipo de carência só se refere aos vegetarianos restritos.
=

Dr.Newslette
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com