Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, agosto 31, 2008

DEUS NOS TIRA DO PREJUÍZO

EDIFICAÇÃO
=
Um dia Jacó estava muito triste e falou para os seus filhos: José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm (Gn 42.36). Essas palavras saiam de um coração que havia passado por tantas perdas e decepções que já não acreditava que algo bom pudesse acontecer. Com certeza, Jacó estava cansado de colecionar prejuízos em sua vida. José havia sido tirado de sua companhia de forma trágica, Simeão havia ficado no Egito por exigência de José. E agora ele estava com receio de colecionar mais uma perda, isto é, perder Benjamim. De fato, é complicado quando a vida não oferece muitas vitórias, quando o lucro não faz parte do balanço de nossa caminhada. Só conseguimos ver o tempo passar, os sonhos morrerem, e as esperanças acabam sendo sepultadas. Como esperar algo bom, algo positivo quando só temos experiências amargas?
=
A expectativa de Jacó era perder seu terceiro filho. Ou seja, ele não confiava que o amanhã lhe trouxesse vitórias, alegrias, mas apenas perdas... Outra perda. Além disso, a terra estava sofrendo com a fome. O cenário era realmente devastador. A ida ao Egito era inevitável. Entretanto, o que Jacó não sabia era que Deus estava trabalhando a seu favor. E o que Jacó não sabia? Ele não sabia que José, seu filho amado, estava lá. Ele não sabia que Deus estava preparando dias melhores e alegres para ele. Sua visão limitava-se as circunstâncias negativas. Ele não sabia que Deus estava movendo as águas em seu favor.
=
É assim também em nossas vidas. É preciso entender que Deus ainda transforma tristezas em alegria. A nossa tristeza atual não continuará indefinidamente. O problema é que não conseguimos enxergar o agir de Deus. Ele está agindo ainda que não possamos ver. Ainda que haja dor, angústia, perdas, prejuízos. Assim como Deus agiu para mudar a sorte de Jacó, restituindo-lhe tudo o que Ele havia perdido, ou seja, seus preciosos filhos, ele também está operando para restituir tudo o que você perdeu. Ele vai recompensar por cada dia que você chorou as perdas de sua vida.
=
Deus está trabalhando para que seus propósitos se cumpram e os planos Dele são maravilhosos. Basta crermos que as suas promessas irão preencher cada espaço vazio de nosso coração. Como diz a canção: “o meu Deus nunca falhará, eu sei que chegará minha vez, minha sorte ele mudará diante dos meus olhos”. Que assim seja. Deus é fiel.

=

Pr. Francisco Amaral
Por Rilvan Stutz

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro