Seguidores

Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, janeiro 07, 2010

COMO EVITAR AS DOENÇAS MAIS COMUNS NO VERÃO

CUIDANDO DA SAÚDE


A época das férias escolares, a mais esperada pelas crianças, vem chegando e com elas o verão, o sol, a praia, a piscina e as viagens. Entretanto os pais devem tomar precauções para evitar que seus filhos acabem perdendo toda a diversão. Neste período é comum a incidência de algumas doenças como a gastroenterite, a dengue e as infecções nas vias aéreas superiores, especialmente em crianças, diz o professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Paulo Cesar Guimarães. Os cuidados são básicos e podem ajudar bastante na prevenção desses males.
=
Em casos de viagens, a primeira preocupação deve ser com as condições sanitárias do local de hospedagem. O médico sugere cuidados para evitar problemas como a gastroenterite, “Os pais devem se preocupar se a água do local é apropriada para ingestão. Caso não seja, o ideal é comprar água mineral, inclusive para lavar a louça”, afirma. Guimarães lembra também que, todos os recipientes que podem acumular água devem ser tapados ou virados, para não facilitar a reprodução do mosquito da dengue. Outro alerta é para a prevenção de quedas. “Os pais devem ficar sempre atentos para evitarem os traumas. As crianças são extremamente curiosas e em locais novos elas querem conhecer tudo”, afirma.
=
Na praia, a atenção deve ser dobrada. Por conta do calor, as areias ficam lotadas e é muito fácil uma criança se perder na multidão, por isso os pais devem ficar sempre por perto. Além disso, é crucial o uso do protetor solar, “Para crianças, o protetor solar deve ser FPS 30 no mínimo. Sempre é necessário passar novas camadas depois de um mergulho. Isso vale também para os pais, para evitar problemas dermatológicos”, alerta o infectologista.
=
As infecções nas vias aéreas superiores, especialmente otites e amigdalites, são mais frequentes nas crianças, pois é comum que elas passem muito tempo dentro d’água no calor e isso pode causar a inflamação no ouvido e na garganta. O recomendado é que os pais, em alguns casos, comprem tampões auriculares para seus filhos, para evitar problemas. Nessa época de altas temperaturas e muito sol, além do filtro solar, é importante estar sempre hidratado, por isso é recomendável beber bastante água e evitar comprar alimentos em ambulantes na praia, optar por levar frutas e sucos naturais de casa, que além de mais saudáveis, são hidratantes. Um outro ponto importante é verificar se a carteira de vacinação está completa, incluindo as vacinas particulares (principalmente: pneumocócica 7-valente, meningocócica C e hepatite A).
=
O professor Paulo Cesar Guimarães frisa que se, apesar dessas precauções, os pais perceberem algum sintoma diferente em seus filhos – de intoxicação, insolação, dores de garganta ou ouvido devem procurar o sistema de saúde o mais rápido possível.




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Portal da Família - Dra. Úrsula Laino
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro