Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, setembro 05, 2008

ALEGRE-SE!

EDIFICAÇÃO
=
Enquanto conviveu entre nós como homem natural, Jesus Cristo, entre outras coisas, sentiu fome (Lucas 4:2), sentiu pena (Mateus 20:34), sentiu a dor da perda de um ente querido (João 11:35), sentiu ira (João 2:15-16), sentiu sono (Mateus 8:24), sentiu tristeza (Mateus 26:38), sentiu agonia (Lucas 22:44), sentiu dor física por graves ferimentos (João 19:1-3 e 18) e experimentou o gosto da ingratidão (Mateus 27:16-22), da solidão (Mateus 27:46) e da morte (Marcos 15:37).
=
Podemos observar que, em nenhum momento, a Bíblia nos relata que Jesus sorriu ou que estava feliz, ou que alegrou-se com algo. Significa então que Jesus não sentiu alegria? A Bíblia nos ensina que Jesus morreu para que tenhamos vida e vida com abundância (João 10:10) e que por suas feridas fomos sarados (I Pedro 2:24). Assemelham-se essas atitudes com as de um pai zeloso, o qual prefere sofrer a ver o seu filho sofrer.
=
Jesus viveu o mal da carne para que nós pudéssemos viver o bem da vida (Isaías 1:19). Ele sofreu aqui para que pudéssemos nos alegrar, mas não se engane: o nosso Deus não é um Deus triste. O livro de Neemias 8:10 em sua parte final diz: “a alegria do Senhor é a vossa força”. Quer o Senhor que estejamos sempre alegres (I Tessalonicenses 5:16) e que pela alegria estejamos fortemente alicerçados sobre a rocha, que é Jesus.
=
Em João capítulo 15, Jesus nos ensina que, permanecendo no amor do Pai e em obediência aos seus mandamentos, desfrutaremos da alegria de Jesus em nós e essa alegria será completa. E mais: mediante a nossa obediência e amor, nossos pedidos serão atendidos.
=
Gálatas 5:22 nos ensina que a alegria é um dos dons do Espírito. Conseqüentemente, se o Espírito de Deus habita em nós, nossa alegria será completa e o amor que sentimos transbordará e contagiará a quem estiver próximo de nós. A marca de Cristo estará em nossas vidas e celebraremos com Ele como está escrito em Mateus 26:29.
Alegre-se porque o sacrifício não foi só o de Jesus na cruz do calvário como homem natural, mas também o de Deus que deu o seu filho unigênito para morrer por nós. Alegre-se porque Deus é bom e suas misericórdias são infinitas. Alegre-se pela vida eterna. Alegre-se porque Jesus te ama, do jeito que você é. Aleluia!

=
Luciene de Oliveira Maria
Primeira Igreja Batista em Moça Bonita
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro