Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, março 23, 2017

MALDITO HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM!






Recuperação de texto

Jeremias 17:5
Observamos que este versículo bíblico tão comentado virou ditado popular. Está  na boca do Povo. Usa parte deste versículo do Profeta Jeremias, como uma autodefesa, vemos por todos os lados e escutamos a população dizer “MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM”. Esta é uma forma errônea em se expressar, sem respeito algum, muitos nem se preocupam em saber o verdadeiro significado do versículo, o que quis dizer o Profeta Jeremias Cap.17:5.

Não podemos deixar de concordar, que chega ser assustador o comentário do Povo usando parte do versículo.  Na verdade é uma frase forte, para muitos aparece o resultado, surte efeito, pois o Homem passa acreditar ser verídica a expressão, não confiar no Homem seja qual for a situação. Logo afirmam: isto é bíblico! Confiar em alguém hoje em dia dizem “é coisa pouca”, assim afirmam muitos! Não podemos negar,  a sociedade passa por situações que parecem não haver, mas solução, vivemos assustados no que diz respeito a confiança, mesmo nós os Cristãos também passamos por esta situação, de vez em quando desconfiamos, precisamos colocar que realmente em certas situações “fica difícil confiar”. Também é verdade que esta frase, até define alguns negócios entre os homens, outros ficam preocupados e deixam de fechar bons negócios. Nós os Cristãos, vivemos em plena confiança, entregando nossas decisões ao Senhor.

Quando o Profeta Jeremias em oração recebe esta Revelação, relata a vontade do Senhor.  Assim o Profeta escreve e exorta de forma e nos moldes da época.  O Profeta exorta o Povo com toda instrução divina.  O versículo diz assim na sua primeira parte, Diz o Senhor: Maldito Homem que confia no Homem! Se nos aprofundarmos um pouco, observamos que o profeta com muita sabedoria nos instrui. Todo o capitulo nos leva a meditar, como entender em primeiro lugar, que para a época era uma exortação na hora certa e necessária.  O Povo foi exortado pois vivia em situação pecaminosa. Deus nos faz entender que  a medida veio na hora para a época.  Em segundo plano como entender para os dias de hoje tal exortação. Eu digo que ela vem sempre em boa hora e, ainda mais, precisamos entender que é “uma frase de duplo sentido”.

Entendemos que “O homem não deve confiar nele mesmo”, pois é falho e pecador, não anda em vida exemplar! Desta forma o homem não é confiável, ele mesmo é afetado pelo seu próprio pecado que destrói vidas, e muda o rumo da Sociedade.  A experiência do Profeta é grande demais para nos ensinar, ele instrui o Povo da época em precioso sermão.  Somos beneficiados por esta exortação! Edifica  o Povo até os dias de hoje.

Como a maioria da sociedade está envolvida com o pecado de forma tão contundente, que muitos até perdem a esperança, eles perdem totalmente a confiança no próximo e isto cria um mal estar principalmente em nosso meio.

Observem logo a seguir vem a promessa a esperança no versículo a seguir, diz assim: “bendito o homem que confia no Senhor” (v7 parte). Ele se refere ao homem preparado, com plena sabedoria do Alto. Confirmam nosso entendimento que o pecado nos traz estas consequências.  Hoje, o futuro, sabe que até podemos aplicar tal situação, mas em porção bem menor, pois hoje temos os decretos de nosso Senhor Jesus Cristo, viveu o tempo do amor e perdão pela Graça do Pai Altíssimo.  Hoje entendemos, estamos nos moldes que nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou. Cristo.  Enfim, não podemos afirmar que o Povo vivia sob tal entendimento. Tal  Nos dias de hoje o versículo e mal interpretado infelizmente.

Saudável e maravilhosa é a Revelação do Senhor. Entretanto, não há dúvidas criam-se “distorções” até aos dias de hoje, acredito até que em nossa sociedade com maior incidência ela existe. O Profeta recebeu, escreveu e exortou.  Agora como usam a “frase”, sabemos tem muito haver com o despreparo do Homem.   Jeremias revelou para a época e ainda hoje nos é útil perante nossa tão querida bíblia.

Repetimos! Quando Deus Revela em oração ao Profeta Jeremias, o ensinamento se estende para cada um de nós. “Muitos não percebem que é o Poderoso Deus falando para ”o homem e seu estado de pecado“, não faz referencias do Homem contra o Homem”, mais repito é grande lição para os dias de hoje.  Assim compreendemos a Revelação, exortação do Profeta Jeremias.

A grande verdade está na Ordem do Senhor Jesus. Uma ordem divina no Novo Testamento! Repito em tempo do Mestre  Jesus Cristo em Sua Graça Redentor  Nosso Deus resume todo O Seu poder no versículo 10 e somos levados a  uma compreensão lógica, O profeta sabia o que estava pregando e, que a vinda do Filho estava próxima.  Sua colocação foi clara no passado. Precisamos tirar alguns proveitos do passado bíblico e suas Revelações para por em prática no hoje. O pleno crescimento, tirar proveito bíblico para nosso crescimento Espiritual, é importantíssimo.  Não devemos mais usar o sistema do viver passado, seria ir contra a clara evidencia do atual e do Profeta. Jeremias cumpriu sua missão, “O Profeta chorão”, como é conotado por parte de alguns.  Não seria fraqueza, mas a emoção que vivia e o levava a tal situação o tempo passado era muito difícil, deveria sofrer muito. Quando o Profeta Jeremias coloca o homem dentro desta frase, é por motivo necessário segundo o Senhor!  Nas Escrituras observamos uma época dificílima, tal era o comportamento do Povo em relação ao nosso Deus. Jeremias sabia também que o homem, não podia remir-se com suas próprias forças.

Coloca Sua própria autoridade em paralelo com a autoridade de Deus e propõe à humanidade, anunciando a vinda do Salvador, onde o “AMOR” estaria acima de todas as coisas. Desta forma não precisamos mais viver sob o jugo da lei, os Dez Mandamentos. E, sim, Amar ao Próximo em qualquer condição. Sim, assume a autoridade de pronunciar o Juízo final dos Homens, confiando nas promessas de Jesus Cristo.  (Mt. 7: 21-23).

Com esta autoridade dizemos: “Bendito o homem que confia no homem!”. Sabemos este é o ensinamento do Nosso Senhor Jesus Cristo Jesus Cristo! O homem precisa do homem! O homem não vive sem o homem! O homem é Criação de Deus! Todas são Palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Diácono Rilvan Stutz 
Igreja do Presbiteriana do Brasil