Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

PRODUTO ORGÂNICO








Ministério da Agricultura, Pecuária e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Todos os direitos reservados. 

É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada à fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. 

A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é do autor. Tiragem: 620.000 exemplares 1ª edição. 

Ano 2009 Elaboração, distribuição, informações: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Sistemas de produção e Sustentabilidade Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável Coordenação Editorial: Assessoria de Comunicação Social Catalogação na Fonte Biblioteca Nacional de Agricultura – BINAGRI Brasil. 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produtos orgânicos : o olho do consumidor / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.

 – Brasília : MAPA/ACS, 2009. 34 p. ; 20 cm. ISBN 978-85-99851-56-2 

1. Agricultura orgânica. 
2. Agregação de valor. 
3. Produto agropecuário. 

I. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. II.Título. III.Título : O olho do consumidor AGRIS E16 CDU 63:33 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO BRASÍLIA 2009 MISSÃO MAPA, Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira. 

Produtos Orgânicos. 
O Olho do Consumidor. 
Vê se é fresco... 
Se é durável... 
Se rende... 
O olho do consumidor vê tudo! 

3 MAS, SE EU QUISER VER SE UM PRODUTO É ORGÂNICO, COMO É QUE EU FAÇO? PRODUTO ORGÂNICO? QUE É ISSO? 

1) São produzidos sempre com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente. A produção orgânica consegue se sustentar sem destruir os recursos naturais. 2) Os produtores valorizam as espécies de animais e plantas da nossa natureza. 

3) Todas as pessoas que participam de sua produção recebem cuidados, ganham condições dignas de trabalho e seus direitos são respeitados. 

O trabalho ajuda a melhorar a vida dessas pessoas. 

4) Para produzi-los, toma-se muito cuidado para não destruir, nem desgastar, o solo. 

O solo é protegido ou recuperado para continuar fértil. 

5) O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. 

Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies. 

É proibido usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o ALIMENTO ou o meio ambiente. Isso é bom porque, dessa maneira, esses produtos tóxicos, verdadeiros venenos, não entram no organismo das pessoas que produzem e consomem os produtos orgânicos. 

A saúde em primeiro lugar! 

Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, pó de café e uma variedade enorme de produtos - até industrializados - só podem ser realmente orgânicos se forem cultivados assim e cumprirem todas essas regras à risca. 

POR FORA PODE PARECER A MESMA COISA. MAS, POR DENTRO... QUANTA DIFERENÇA! 

Quem escolhe comprar produtos orgânicos faz isso para manter sua saúde, para preservar o meio ambiente e para ajudar outras pessoas, principalmente pequenos produtores rurais, a terem melhor qualidade de vida. 

SE ESTÃO TÃO INTERESSADOS EM PRODUTOS ORGÂNICOS, VOU ESCREVER “ORGÂNICO” NO RÓTULO DO MEU PRODUTO E APROVEITAR ESSA ONDA! 

Como o consumidor não pode ver se um pro- duto é ou não é realmente orgânico, o Governo criou um sistema oficial para controlar essa produção, com um selo que passará a identificar os verdadeiros produtos orgânicos. AH, SE TUDO NA VIDA TIVESSE SELO DE APROVAÇÃO... 

13 A informação de que um produto é orgânico pode estar no rótulo, nos anúncios do produto e nos cartazes dos pontos de venda. 

CALMA! EU VOU TER QUE MUDAR TODOS OS MEUS RÓTULOS PARA BOTAR O SELO? VOU JOGAR TUDO FORA? 

Durante o ano de 2009, ainda poderão estar no mercado produtos orgânicos utilizando apenas os selos dos organismos de avaliação da conformidade responsáveis pela sua garantia da qualidade orgânica. 

Enquanto isso, os produtores se adaptam para começar 2010 já usando o selo sisorg. OLHA ELE AÍ! O selo do SISORG aparecerá na frente do produto. 

Embaixo do selo vem a informação do tipo da garantia. 

Ela pode ter sido dada por certificação ou por sistema participativo de garantia. Para ter o nome “orgânico” ou “produto orgânico” no rótulo, o produto deve conter, no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos - uma parte muito pequena. 

Mas é preciso escrever quais são esses ingredientes. 

E não valem ingredientes que estejam proibidos pelas regras da produção orgânica. “ORGÂNICO” PARTE EM INGREDIENTES ORGÂNICOS PARTE EM INGREDIENTES NÃO ORGÂNICOS.

Produtos que tem uma porção maior de ingredientes não-orgânicos só podem ser chamados de “produto com ingredientes orgânicos”. 

A parte orgânica deve ser, no mínimo, 70% - uma parte grande. “PRODUTO COM INGREDIENTES ORGÂNICOS” PARTE EM INGREDIENTES ORGÂNICOS PARTE EM INGREDIENTES NÃO ORGÂNICOS. 

Também podem ser usadas, nos rótulos e anúncios, expressões como “ecológico, biodinâmico, da agricultura natural, biológico, agroecológico, da permacultura, do extrativismo sustentável”, entre outras, desde que os produtos sigam as regras da produção orgânica. 

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO! 

Produtos que tenham menos de 70% de ingredientes orgânicos não podem ser vendidos com a conversa de que têm qualidade orgânica. Eles não vão levar o selo SISORG. PARTE EM INGREDIENTES ORGÂNICOS NÃO É ORGÂNICO! 

PARTE EM INGREDIENTES NÃO ORGÂNICOS 

Para garantir que um produto é orgânico, é preciso olhar todo o seu sistema de produção, visitar os produtores, avaliar uma série de coisas, dependendo do tipo do produto. 

Também, dependendo do tipo do produto, a avaliação pode ser feita pela própria sociedade. 21 A garantia da qualidade orgânica está sendo feita de três diferentes maneiras... 

Existem instituições, chamadas CERTIFICADORAS, que não têm nenhum vínculo com os produtores orgânicos e fazem o trabalho de avaliar se o produto pode levar o selo ou não. 

Essas instituições devem ser credenciadas pelo ministério da agricultura e trabalhar com métodos consagrados internacionalmente. 

A certificação pode ser pedida por um produtor sozinho ou em grupo. 

Muitas vezes, a produção orgânica tende a formar um grupo entre produtores e outros interessados, como consumidores, técnicos e organizações sociais. 

Nestes casos, os participantes desse grupo podem criar um sistema participativo de garantia. 

A atividade orgânica, assim, é controlada por um organismo participativo de avaliação de conformidade (OPAC), que também precisa estar credenciado no ministério da agricultura. 

Os produtores se comprometem a seguir os regulamentos da produção orgânica e fiscalizar seu cumprimento. Para que o selo SISORG possa ser aplicado nestes casos, é preciso haver grande participação da sociedade, comprometimento, transparência e confiança. 

Produtos orgânicos, quanto mais frescos, melhor. 

Por isso, muitos consumidores preferem comprar direto dos agricultores familiares da sua região, em feiras e pequenos mercados. 

Também tem quem peça para o agricultor entregar uma cesta, toda semana, em casa. Nestes casos, os produtos são vendidos sem o selo SISORG. Mas também podem ser chamados de produtos orgânicos! 

Para dar garantias ao consumidor, esses agricultores familiares devem estar vinculados a uma organização de controle social (OCS) cadastrada nos órgãos do Governo. 

A organização de controle social pode ser uma associação, cooperativa ou consórcio de agricultores capaz de zelar pelo cumprimento dos regulamentos da produção orgânica. 

TEM CHUCHU? TEM! E GARANTIA, TAMBÉM! 

Os agricultores deixam o consumidor e os órgãos fiscalizadores do Governo visitarem o local onde produzem os orgânicos.

E ganham do órgão fiscalizador onde estão cadastrados um documento (como se fosse um diploma) para comprovar aos consumidores que praticam a produção orgânica. 

O consumidor tem o direito de saber quem produziu o que está comprando e a que organização de controle social ele está vinculado. Essas informações devem acompanhar a venda dos produtos. 

MAS EU NÃO VOU PODER USAR O SELINHO? 

Não, mas pode escrever no rótulo ou num cartaz do ponto de venda esta expressão: ›Produto orgânico para venda direta por agricultores familiares organizados não sujeito à certificação de acordo com a Lei n 10.831 de 23 de dezembro de 2003 AGORA EU SEI COMO IDENTIFICAR UM PRODUTO ORGÂNICO. 

Mas ainda não sabe tudo. Lembra que o produto orgânico não pode ser contaminado com substâncias como os agrotóxicos? 

Isso quer dizer também que eles precisam ficar separados dos produtos não-orgânicos para não se contaminarem. 

Muito cuidado durante o transporte e armazenagem, portanto! 

SOMENTE PARA ORGÂNICOS. 

O produtor e o comerciante devem identificar sempre os produtos orgânicos para evitar que se misturem aos não-orgânicos de mesma aparência. 

O fornecedor deve estar identificado no local de venda de todos os produtos comercializados a granel. 

ORGÂNICO NÃO ORGÂNICO.

Restaurantes e similares que promovem a qualidade de suas refeições dizendo que são preparadas com ingredientes orgânicos também devem colaborar, informando aos seus clientes quais ingredientes têm garantia de serem orgânicos e o nome de todos os fornecedores. 

FICOU MAIS FÁCIL PRA NÓS, CONSUMIDORES. 

MAS VAMOS USAR O OLHO VIVO NA HORA DE FISCALIZAR SE ESTÃO CUMPRINDO AS NOVAS REGRAS! O OLHO DO CONSUMIDOR VÊ TUDO!
Holdings – Tel Aviv – Jafra - Israel 
O Blog - "A Serviço do Senhor" 
Dc. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo" 
Membro do Portal Interlegis.gov.br - Direitos Humanos - Senado Federal 
Instituto de Pesquisas Arqueológicas (Membro) – Israel 
Academia de Natânya (Membro) – Israel 
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro