Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, outubro 28, 2010

DÚVIDAS SOBRE A RAÇÃO HUMANA

CUIDANDO DA SAÚDE





Quem já não ouviu falar da ração humana ou até mesmo já a consome? A minha opinião sobre este composto difere de muitos profissionais. A Nutrição Funcional tem como fundamento principal a individualidade bioquímica, ou seja, cada um responde a um alimento de uma determinada forma.
=
Neste composto de fibras estão presentes vários alimentos que podem ter um poder alergênico do ponto de vista funcional para muitas pessoas. Este poder alergênico está associado a inflamação, que é uma desordem que acontece no corpo e que acarreta em diversas doenças inclusive obesidade, dificuldade de perda de peso, compulsão e desequilíbrios hormonais.

Além desta visão da Nutrição Funcional, estes compostos tem muitas fibras o que pode diminuir a absorção no nosso intestino de diversos minerais e vitaminas que também estão associados ao metabolismo. Se perdermos estes minerais e vitaminas o nosso metabolismo fica mais lento. E quando ingerimos algum produto que contém muitos compostos juntos a digestão deles é mais prejudicada e mais difícil o que pode trazer consequências para o corpo.


Outro apelo é que esta Ração Humana veio com o intuito de emagrecimento e hoje já se sabe que esta conquista não é alcançada rapidamente e não tem milagres. A maioria das pessoas já reconhece que é preciso melhorar a alimentação e que não será um composto como a ração humana que irá somente ajudar a perder peso. Muitos pessoas perdem peso com esta Ração Humana mas perdem muita massa muscular e ficam com o percentual de gordura alto e flácidos.

Ela contém fibras que podem auxiliar no trânsito intestinal, mas você pode também consumi-las separadamente e os benefícios alcançados serão maiores. Por exemplo, pode consumir a linhaça dourada triturada em sucos, vitaminas e ela ainda contém ômega-3, uma gordura muito importante para o nosso corpo. Consumir a aveia em flocos juntamente com a granola ou separada em saladas de frutas, o cacau em pó pode ser amassado e consumido com a banana, o arroz pode ser substituído pela quinoa em grãos, o gérmen de trigo pode ser colocado em massas de bolos e pães. São diversas as maneiras que estes produtos podem ser consumidos. Vale destacar também que a compra deles separado é muito mais barata do que o produto Ração Humana.

A dica que eu sempre dou é de consumir estes produtos gradativamente e separadamente. O corpo metaboliza isto melhor, irá ter mais aproveitamento dos nutrientes e os benefícios. Lembrando também que não sabemos se naquele composto irá ter somente aqueles itens e não outros indesejáveis e estes produtos também costumam ter grande quantidades de fungos, o que pode levar a micoses, candidíases, caspas, queda de cabelo e dificuldade de concentração dentre outros.











Igreja Presbiteriana do Brasil
Diác. Rilvan Stutz - Membro Catedral
Dra. Ana Paula Fidélis-Dicas de Nutrição
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro