Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, maio 16, 2009

VOCÊ SABIA? O FUTEBOL NO BRASIL SURGIU EM BANGU!

MOMENTO HISTÓRICO








UMA HISTÓRIA POUCO CONHECIDA.
=
Segundo consta no livro “Nós é que somos banguenses”, do historiador Carlos Molinari, e confirmado no portal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a história do futebol brasileiro nasceu no bairro operário de Bangu. Em abril de 1894, o técnico têxtil escocês chamado Thomas Donohoe, da Companhia Progresso Industrial do Brasil - antiga Fábrica de Tecidos Bangu, trouxe do Reino Unido a primeira bola de couro, uma bomba para enchê-la e alguns pares de chuteiras, camuflados dentro de uma caixa de madeira junto com equipamentos e materiais comprados para a fábrica.
=
Antes mesmo de Donohoe trazer a primeira bola, em 1893, os técnicos ingleses e escoceses, recém-chegados, já falavam com entusiasmo sobre uma nova modalidade esportiva, o football, para os operários locais, que ficavam empolgados com a narrativa. Das conversas, nasceu a idéia de trazer a bola e fazer um "field" - como os ingleses denominavam o campo de futebol. As primeiras partidas foram realizadas num campo improvisado, próximo da fábrica. O esporte era praticado sempre aos domingos, pois era o dia de folga dos funcionários. Com o tempo, a tão conhecida “pelada” de todos os domingos logo se transformou no principal lazer dos britânicos.
=
Algo que surgiu como entretenimento entre os trabalhadores, logo se tornou sério e profissional. Em 1897, começaram a discutir sobre a possibilidade de se fundar um clube para a prática do futebol. A princípio, os empolgados jogadores tiveram dificuldades, pois a direção da fábrica não apoiava a iniciativa de seus empregados. Somente em 17 de abril de 1904, sendo presidida por Willian French e Thomas Donohoe, fundou-se o Bangu Athletic Club, atual Bangu Atlético Clube.
=
O PRIMEIRO NEGRO EM CAMPO
=
Em 24 de maio de 2001, através do Projeto de Resolução 788/2001, de autoria do então deputado estadual Noel de Carvalho (PSB), o Bangu Atlético Clube conquistou outro reconhecimento histórico ao ganhar a medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por ser o primeiro time a ter um negro em seu quadro de jogadores.
=
Ao contrário do que muitos achavam, o Bangu Atlético Clube foi a primeira equipe a ter um negro em seu elenco. Até então, o Clube de Regatas Vasco da Gama era conhecido como o primeiro time a escalar um afro-descendente para uma partida, com registros datados em 1923. Porém, o mais antigo clube da Zona Oeste provou, através de registros históricos, que o apoiador Francisco Carregal foi o primeiro negro a atuar em campo, numa partida disputada em 1905, um ano após a sua fundação.

=
Exposição: Você sabia? O futebol no Brasil surgiu em Bangu!
Local: Bangu Shopping: Praça de Eventos Entrada Franca
End: Rua Fonseca, 240 – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 21820-005
Telefone: (21) 3423-9234
Coordenação.






Holdings. Tel -Aviv- Jafra - Israel
Exposição: Bangu Shopping -Pça. Eventos
Diác.Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro