Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, dezembro 18, 2010

O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

CUIDANDO DA SAÚDE







Pensando sobre esta pergunta várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende! Depende do que? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar.

Como o nosso objetivo é "Medicina Preventiva", não "Curativa", se você se enquadra nas pessoas doentes, ou obesas, ou com tendência familiar a ter problemas de saúde, procure seu médico para uma orientação mais precisa. Caso você esteja bem e queira continuar assim, nós recomendamos um especial cuidado com os excessos.

Portanto, não abuse das gorduras, das frituras, dos doces, das bebidas alcoólicas, refrigerantes, das carnes vermelhas, etc. Isto não significa não comer os produtos acima apenas cuidado! Lembre-se que as gorduras (cada grama tem 9 calorias), aqui um especial cuidado com as gorduras animais, e com as "Ocultas", disfarçadas, que nós não percebemos e comemos. Por exemplo, existe muita gordura disfarçada nas carnes, nas salsichas, lingüiças, presuntos, salames, etc.

Qualquer alimento frita, pelo menos triplica a quantidade de gordura contida dentro dele. Existe muita gordura no leite integral e nos seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). As massas tão nossas amigas, podem ser feitas com muita manteiga, os molhos das macarronadas podem ser muito engordurados. Do ovo prefira a clara, pois a gema é bem engordurada (e tem colesterol). Se você gosta de doces, escolha as gelatinas e os doces de frutas que não têm gorduras (manteiga ou margarinas), leite ou ovos.

Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes) e de sobremesa uma fruta. Mas como nós também gostamos de variar, vamos selecionar para vocês algumas "Receitas Saudáveis", que são as nossas velhas receitas mais adaptadas ao novo conceito Alimentar.

Faça o mesmo você também, ou seja, pegue o seu Caderno de Receitas e reescreva as receitas mais Fortes. Deixe as Receitas Fortes, (feijoadas, churrascos, etc.), para dias de festa, afinal nós não somos de Ferro.









Igreja Presbiteriana do Brasil
Diác. Rilvan Stutz - Membro Catedral
Gestão Alimentos e negócios - Artigos

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro