Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, junho 14, 2009

VÊM AÍ O SUPERARROZ

NOTÍCIAS PELO MUNDO


Ele é o alimento de 5 em cada 6 habitantes do planeta. O europeu consome em média 3 quilos de arroz por ano, mas o brasileiro, uma saca de 60 quilos e o asiático, 180 quilos. Mas embora presente nas mesas há pelo menos 5 mil anos, atualmente se tornou um dos maiores desafios da agricultuta.
=
Dotado de ramos mais fortes e mais clorofilados, folhas, raízes vigorosas e resistência contra insetos e micróbios espere-se que o superarroz possa suprir a fome da superpopulação. A primeira variedade de arroz, o IR8, nasceu em 1966 com o casamento de um arroz anão chinês com uma vigorosa planta da Indonésia. Já era um uso revolucionário, pois o uso freqüente de tranqüilizantes proporcionava grãos maiores.
=
O mérito a tal façanha coube ao Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz nas Filipinas e o mais importante do seu gênero. O mesmo instituto criaria em 1982 a variedade IR36 com defesas orgânicas para uma dúzia de pragas e crescimento em 110 dias contra os 6 meses de praxe. Desde 1990, diversas equipes científicas conseguiram com sucesso obter plantas férteis de arroz a partir de protoplastos geneticamente reformados. O próximo passo seria aprimorar a técnica de reforma: agora é possível introduzir gene estranho num corpo de uma bactéria que infesta o arroz, assim como a mesma penetra na célula, leva consigo o gene que acaba incorporado aos cromossomos.
=
O arroz foi o primeiro cereal que tal técnica deu certo. O arroz selvagem é originário da Ásia nasceu nas chamadas terras de Assam, pequeno território entre a Índia e a Birmânia, pode ter chegado á Europa pelos árabes e mais tarde, os portugueses trouxeram para o Brasil. Nos EUA, cada habitante em média consome apenas 5 quilos, mas o país colhe 8 milhões de toneladas por ano. No Brasil, o consumo é 10 vezes maior, a produção é de 12 milhões de toneladas ao ano. A China é a campeã mundial de colheita com 170 milhões de toneladas por ano.
=
Os especialistas brasileiros acreditam que o esforço para mudar esse quadro é modesto por causa dos altos custos das pesquisas de engenharia genética. Campos alagados, cuiltivados com arroz, são uma importante fonte de gás metano e contribuem para o aquecimento do planeta por meio de efeito estufa. Tais campos tem participação de 14% no aumento já medido na temperatura da Terra, cientistas sugerem que o percentual pode ser mais alto. A China produa nada menos que 36% de todo o arroz do mundo e seus campos podem gerar 10 vezes mais metano que os ocidentais. Cada metro quadrado dos alagados produz 60 miligramas de metano por hora. O arroz vermelho é igualmente rico em proteína, porém mal aceito pelas pessoas.








Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Mega Arquivo - Carlos Rossi

Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

http:www.reierei.blogspot.com/