Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, setembro 16, 2009

ALIMENTAÇÃO PARA A MENTE E CORPO

EPA! ESTOU BEM PERTO!






ALIMENTAÇÃO UMA QUESTÃO DE BOM SENSO

"Que teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento"
Hipócrates (260-377 a.C.)

Para a mente e para o corpo, nada melhor do que uma vida regrada por hábitos saudáveis e regulares. Além do trabalho, que é uma terapia ocupacional de caráter construtivo e criativo, é primordial que se cuide do corpo, alimentando-se corretamente praticando exercícios físicos e respiratórios sob a salutar luz do sol matinal que ativa pró- vitaminas (ou fazer uma caminhada de 1 hora por dia) e repousando o necessário.

Quanto à alimentação, fonte de nossas energias e uma de nossas necessidades básicas, é o ato consciente e voluntário que proporciona ao indivíduo substâncias nutritivas essenciais à saúde. E nutrição é o ato inconsciente e voluntário, mecanismo complementar da alimentação, por meio do qual o organismo absorve, digere e assimila os nutrientes. Deve a alimentação ser sadia e regular, com alimentos o mais natural possível e naturalmente preparados de preferência em panelas de aço inoxidável, de barro, ferro, pedra-sabão, porcelana ou vidro refratário, recipientes de alumínio e Teflon liberam resíduos tóxicos que lesam a vesícula. Os alimentos devem ser guardados bem-acondicionados em recipientes de vidro ou de louça, pois é o que há de melhor para não intoxicar o terreno físico ao nível da defesa orgânica.

O homem é um ser onívoro, mas deve evitar os alimentos artificialmente preparados ou que estejam contaminados com produtos químicos ou industrializados, cujo consumo habitual é altamente prejudicial à saúde. Sempre que promovemos uma ação gastamos mais energia. A toda ação corresponde um consumo de energia. A cada função corresponde uma necessidade energética.

Essa energia o organismo retira dos componentes dos alimentos, em especial dos nutrientes básicos: carboidratos (açúcares), lípides (gorduras) e proteínas.
Outros nutrientes básicos: a água, as vitaminas e os sais minerais. A água e os sais minerais são alimentos inorgânicos, as vitaminas e os demais são alimentos orgânicos. O oxigênio do ar também é um alimento.

Os valores calóricos provenientes da queima de 1 grama de açúcares, 1 grama de proteínas e 1 grama de gorduras são respectivamente 4,1, 4,1 e 9,3 calorias. Note que as gorduras fornecem mais que o dobro de energia que açúcares e proteínas. E, em geral, a necessidade média de tais nutrientes é de apenas 100 gramas de cada por dia! O excesso de açúcar (contido em doces, geléias , chocolates, sorvetes, refrigerantes e etc.) também deve ser evitado, já que o excedente pode se transformar em gorduras (triglicérides), descalcificar os ossos ou atacar a dentina ocasionando as cáries dentárias, o que não ocorre quando se usa açúcar mascavo.

Portanto, se possível, para adoçar use mel puro, melado ou açúcar mascavo (no máximo 50 gramas/dia), que contêm frutose, glicose, sacarose, sais minerais, vitaminas (A, B e C) e oligoelementos, (cobre, flúor, silício e zinco), que são benéficos a saúde. O açúcar comum contêm só sacarose, sobrecarrega o organismo e é o principal causador das cáries e outras enfermidades. Aliás, devido ao seu extraordinário valor energético, nutritivo e rejuvenescedor o mel, tal qual o leite, tem ação sobre todo o organismo e pode ser usado dissolvido em líquido morno (chás ou leite a 37ºC), que é a temperatura da colméia e também a corporal. Doces, de preferência caseiros (compotas, pudins e etc.), devem ser consumidos no lanche da tarde ou na sobremesa do jantar.






Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Gerson Aranha - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro