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quarta-feira, abril 06, 2011

FIBRA - A VASSOURA DO SEU CORPO

CUIDANDO DA SAÚDE








A fibra é um importante componente não nutriente do alimento que promove uma boa saúde de muitas maneiras. Existem d
ois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis, tais como o farelo de aveia, se dissolve e tornam-se pastosas ou viscosas. Essa qualidade da fibra permite que ela ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e lipídios no sangue.

As fibras solúveis ajudam a regular o uso de açúcares do corpo. Grãos secos, aveia, cevada e muito as outras frutas e vegetais, tais como maçãs, bananas, cenouras, contém fibras solúveis. As fibras insolúveis, entre elas a celulose, dão estrutura para as células das plantas. Ela retém água e movimentam aquilo que não foi digerido nos intestinos para a saída.

As fibras insolúveis promovem regularidade e previnem constipações. Todos os produtos advindos do trigo e muitos vegetais, tais como feijões verdes, batatas e raízes contêm fibras insolúveis. Especialistas recomendam a ingestão de 25 a 35 gramas de fibras diariamente.

O que deve ser feito para uma maior ingestão de fibras: coma alimentos variados, mude para grãos inteiros em pães e cereais, planeje a ingestão de legumes de duas a três vezes por semana, coma pelo menos cinco porções de frutas e legumes, diariamente, com casca comestível, prefira frutas inteiras a sucos.














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