Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, abril 28, 2010

PESQUISA MOSTRA BENEFÍCIOS NO CONSUMO DA LINHAÇA

CUIDANDO DA SAÚDE



Maioria dos consumidores acredita que a linhaça pode fazer milagres. Até vendedores reforçam esta idéia.

"Aquela gordura de excesso, a pessoa consumindo, ela vai retirar essa gordura em excesso do organismo", diz Lucilene Pereira Fagundes, vendedora.

Ela ajuda, mas não diminui a gordura. Quando consumida em uma dieta balanceada a linhaça ajuda principalmente porque aumenta a sensação de saciedade e faz a gente comer menos.

Mas a linhaça tem uma vantagem muito maior do que uma simples aliada na dieta. Esta foi a conclusão da nutricionista Roberta Cassani, da Universidade de São Paulo.

Ela pesquisou 52 homens, entre 30 e 50 anos de idade, com problemas de saúde: estavam acima do peso ideal, tinham colesterol alto e indicativos de diabetes.


Eles foram divididos em quatro grupos:

Dois grupos receberam três colheres de sopa de linhaça de manhã e no almoço e dieta controlada - Um grupo recebeu apenas placebo - O outro grupo só passou por dieta controlada.

Os homens que receberam a linhaça e encararam uma dieta menos calórica e mais saudável perderam oito quilos em 40 dias. Os outros que fizeram a dieta também emagreceram, mas no grupo da linhaça os pesquisadores tiveram uma grande surpresa: todos os fatores de risco de doenças no coração foram reduzidos nestes pacientes.

“Ela vai ter uma função positiva principalmente na mudança de qualidade de vida especialmente no que se relaciona à doença cardiovascular” diz a nutricionista.


A nutricionista dá uma dica essencial: a linhaça só é eficiente quando triturada no liquidificador porque libera todas as suas propriedades e pode ser usada, por exemplo, no café da manhã e no almoço.

Cinco minutos de liquidificador bastam. A quantidade que pode ser consumida não é consenso entre os nutricionistas, mas a maioria aponta que sessenta gramas diárias são suficientes, o mesmo que três colheres de sopa no café da manhã e outras três na hora do almoço. E é melhor não triturar muita linhaça porque ela oxida fácil e pode estragar.

A empresária Luísa Caram Fernandes, empresária, não precisou participar da pesquisa para descobrir as vantagens da linhaça. "Eu uso sempre pela manhã, ou à noite, sempre como um alimento que eu não perceba. Com a granola, ou iogurte, ou então batido num suco. Ou mesmo no meio do dia, no almoço, misturada com feijão ou estrogonofe. Alguma coisa que dilua, conta com muito entusiasmo.










Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Jornal Hoje - Espaço Saúde e Nutrição
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro