Seguidores

Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, outubro 22, 2008

DEUS E O CONHECIMENTO

EDIFICAÇÃO
=
A relação do homem com a Natureza ou com Deus não pode ser sobrenatural, porque o deus sobrenatural não é natural, é uma ficção criada pelo homem. Deus não pode ser tampouco exclusividade deste ou daquele agrupamento, por ter forte relação com o homem, com qualquer homem, e com a Natureza, e com a harmonia, e também com a arte. Cada sentido é um dom divino, escreveu Bandeira. E a vida deveria ser feita de arte, que é divina, como o dom de reconhecê-la, por ser a beleza uma revelação.
=
Deus não escreve livros, escreve homens, naturezas, o Universo. Este é o Verbo Divino. Homens escrevem livros, e a linguagem humana provem daquela – a ancestral - pois visa nomear uma escritura maior. E de onde provêm as diversas línguas criadas pelos homens? A linguagem - as palavras que deveriam ser utilizadas para nomear O Verbo e para que os homens se unissem neste trabalho - passou a ser instrumento de dissensão. Então surgiram as línguas, os afastamentos, a linguagem decaída, a babélica.
=
Se a palavra escrita é o corpo físico do pensamento, para se chegar a ele – que é invisível, incorpóreo, poderemos fazê-lo através dela. Se o corpo físico do homem, o visível, o palpável, guarda em suas profundezas uma inteligência, uma sensibilidade, uma essência invisível e intocada, ele também - o espírito humano - assemelha-se ao pensamento, à essência invisível da palavra. “O essencial é invisível aos olhos”, escreveu o inspirado piloto francês.
=
Assim, o espírito, como o pensamento – invisíveis e essenciais que são, como os sentimentos, os sonhos e as recordações, deveria merecer de nós uma atenção maior. E como ocupar-se mais de si mesmo? Como conhecer-se melhor? A tarefa não é fácil, mas também não é impossível; começando por deixar de se ocupar tanto dos outros e do que nos cerca, cultivando um olhar reflexivo e auto-observador. Somos especialistas na observação do que acontece ao nosso redor, mas ausentes de nós mesmos. Não chegamos a aproveitar as lições do que nos cerca para aperfeiçoar nossa própria pessoa, que é o que mais deveria nos interessar.
=
Não somos muito diferentes de um pensamento que pode ser bom ou mau; que necessita reproduzir-se para sobreviver como espécie; que pode evoluir nos curtos anos de vida física. Deus quer que o ser humano use a sua inteligência e o seu coração para se aproximar da Verdade que se confunde com o aperfeiçoamento humano. Ele não é o pai vingativo que atemoriza seus filhos e se regozija com guerras fratricidas que os insensatos dizem fazer em Seu nome.
=
Lutar pela liberdade própria e social, procurando respirar as verdades imanentes à natureza, e as que brotam da própria inteligência e do próprio coração, é a sensata e eloqüente postura do aprendiz que, apesar de reconhecer as suas limitações, não se conforma com a imobilidade e a submissão. Para que não sejamos letra morta num livro inútil e sem vida, deveremos aprender a escrever a própria história com letras visíveis e invisíveis, como autores e atores, ao invés de espectadores passivos a assistir aos dramas vividos por tantos que sofrem por não pensar, por falar línguas diversas, por estar sempre a se desentender. E talvez possamos recuperar a linguagem perdida que na infância da humanidade sabíamos tão bem pronunciar.

=

Canal Shvoong - Holdings. Tel-Aviv-Jaffa - Israel
Nagib Anderáos Neto. Membro Shvoong.
Editado Por Diácono Rilvan Stutz. Membro Shvoong.
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com

VOCÊ EXERCITA SEU CÉREBRO?

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Em razão da preocupação constante com a preparação física muitos freqüentam academia; porém não vemos, na mesma intensidade, o praticar de atividades que desenvolvam o saber, a concentração, a criatividade,enfim exercícios de rede neural provocando o treinamento do comportamento cognitivo. O cérebro, inclusive, é o responsável pelo sucesso de todas estas atividades descritas, porém não podemos privá-lo de exercer a sua principal atividade, o raciocínio.
=
Está provado que quanto mais ele for exercitado tanto melhor será o seu desempenho. Em contrapartida um cérebro decadente é a morada perfeita de diversas doenças degenerativas como, por exemplo, o mal deAlzheimer.
=
A Nintendo, preocupada com o melhor desempenho do cérebro, desenvolveu o software Brain Age 2 um videogame que estimula através de problemas lúdicos e de matemática o raciocínio do jogador. Tem também quebra-cabeças e atividades que buscam testar a memória do jogador propondo que treinem seus cérebros com alguns minutos de exercícios diários.
=
Há também os exercícios de treinamento comportamental cognitivo da Posit Science objetivando a boa forma mental, e o Mindfit que é um software que oferece a possibilidade de um treinamento personalizado através de uma avaliação cognitiva. Para os que querem levar o treinamento cerebral a sério podem se inscrever e freqüentar a "Academia cerebral" em sua própria casa assinando site como o HappyNeuron.com no valor aproximado de US$10 mensais que oferece exercícios de treinamento cognitivo.
=
Para os que desejam exercitar o cérebro, porém não fazem questão defreqüentar a Academia Cerebral podem exercitar seus neurônios brincando de Memória nos diversos sites gratuitos existentes na Netbem como, resolver palavras cruzadas e sudoku. Todas estas atividades podem ser muito bem conciliadas à leitura de um bom livro que além de exercitar a concentração, desenvolve o raciocínio, aumenta o vocabulário e lhe proporciona o prazer deconhecer novos personagens, de viajar por lugares exóticos, distantes, e ainda por cima lhe fazer companhia nas horas de lazer.
=
Ter um belo corpo, vesti-lo com roupas maravilhosas é tudo que sequer, porém se puder conciliar a bela aparência com uma boa conversa, será perfeito!
=
Canal Shvoong - Membro
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro