Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, agosto 11, 2008

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

CIÊNCIA E TECNOLÓGIA
=
OPINÃO
O outro lado da Revolução Tecnológica muitas vezes não é analisado. Só pensamos na facilidade e comodidade da tecnologia e esquecemos os problemas que ela traz.
=
O mundo passa por um processo de transformações muito rápidas que foram inauguradas há poucas décadas. A revolução tecnológica, com a introdução, em escala crescente, da informática, da robótica, das experimentações genéticas, das telecomunicações, tem mudado bastante a vida das pessoas.
=
Essas mudanças também afetam a forma como o homem produz os bens necessários à sua sobrevivência. As conquistas científicas, infelizmente , não são apropriadas por toda a humanidade. Essas inovações são aplicadas no processo produtivo e estão substituindo boa parte da mão de obra que era utilizada na fabricação de produtos industrializados. Na agricultura, na prestação de serviços e em uma série de atividades cuja presença do trabalho humano era antes imprescindível e agora se torna descartável.
=
Isso tem causado aumento das desigualdades sociais. O número de desempregados aumenta e soma-se a milhões de seres humanos que passam fome, são vitimados por doenças que poderiam ser controladas, não têm habitação, são analfabetos, não tem acesso a uma assistência à saúde de qualidade, sofrem com a devastação ambiental e passam por uma série de privações, enquanto alguns poucos afortunados gozam os beneficios da modernidade.
=
O Brasil é um bom exemplo dessas contradições. O nosso país, por um lado, detém tecnologias de ponta na fabricação de aviões, na produção do aço, no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, e, por outro lado ainda não conseguiu sanar a fome, a miséria, a falta de educação e saúde de qualidade para a maioria.
FONTE SHVOONG
POR RILVAN STUTZ