Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, fevereiro 28, 2009

HUMANIZANDO NOSSAS ATITUDES

EDUCAÇÃO
=
Costumamos dizer que atitudes de cordialidade, respeito, bondade e outras do mesmo gênero são atitudes humanas, atitudes que demonstram um sentimento de profunda sensibilidade perante os demais seres humanos, seres viventes e objetos inanimados que constituem a vida neste planeta.
=
Por outro lado, também dizemos que atitudes violentas, agressivas, desrespeitosas e outras tantas são atitudes animalescas, pois tais atitudes representam a total falta de sintonia entre as pessoas e são a marca do egoísmo. Entretanto, estas afirmações merecem uma análise mais detalhada. É notório que os animais não são violentos em si, nem possuem atitudes agressivas gratuitamente, mas sim seguem um padrão de conduta para aquela espécie, conhecida como instinto. Diante disso, podemos concluir que não são atitudes desrespeitosas a do animais, mas sim um padrão de comportamento que se reproduz pela necessidade de sobrevivência e harmonia da natureza. Por isso é que não podemos dizer que as atitudes dos animais são atitudes brutas.
=
Contudo, no caso do ser humano, nós podemos reconhecer dois tipos de atitudes. A primeira delas, a chamada atitude humana, representando a sensibilidade e o respeito, e a segunda, caracterizada pela total falta de sensibilidade, o desrespeito. Ambas, frise-se, são atitudes humanas, e assim é que devem ser tratadas. Agir respeitando a tudo e a todos é fruto da evolução, fruto da compreensão, fruto do reconhecimento da importância do tudo e de todos, aprendendo a respeitar as diferenças e os diferentes, ciente de que tudo faz parte de um padrão de crescimento, desenvolvimento, evolução. Saber respeitar e compreender mostra a sensibilidade daquele que sabe da importância de cada atitude, de cada passo, e sabe que a sua atitude também influenciará toda a evolução. Por isso, passa a zelar por seus atos, palavras, gestos e até omissões, procurando fazer de sua vida um exemplo do próprio respeito que adquiriu com essa evolução. Por isso é que passa a ser respeitoso, harmônico, cordial.
=
Porém, agir contrariamente significa ainda um estágio inicial de evolução, onde o egoísmo, a falta de respeito, a desarmonia são características marcantes, pois é evidente que não houve um reconhecimento da importância de tudo que o cerca. Se reconhecesse, saberia respeitar, saberia que é necessário zelar, daria a importância que surge com a ampliação da sensibilidade. Devido a essa ausência, é que o desrespeito, a desunião e outros sentimentos aparecem.
=
E como estamos agindo? Será que a humanidade já reconhece a importância do tudo e de todos? Será que é capaz de reconhecer que existem incontáveis formas de se evoluir, observando que nas experiências se encontram as maiores lições para essa evolução?
=
Pois bem, está na hora de a humanidade deixar seu egoísmo de lado, abandonar essa atitude mesquinha e passar a exercer, efetivamente, as atitudes humanas, respeitando tudo e todos para construir um mundo melhor.




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Giuliano P. D'Ambrozo - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com