Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, janeiro 21, 2010

CUIDANDO DAS LENTES DE CONTATO

CUIDANDO DA SAÚDE





Na intenção de substituir os óculos, as lentes de contato chegaram com força total! Confortáveis, seguras e adequadas às praticas esportivas ainda contribuem para o visual daqueles que se sentem incomodados com o uso dos óculos.
=
A lente de contato é um disco hidrofílico (que absorve água) que se situa sobre a córnea. “Assim como os óculos, as lentes de contato são desenhadas especificamente para focalizar a luz na retina do olho, afirma Dra. Ana Cristina Picchioni, oftalmologista da Alcance Oftalmologia Avançada, em Belo Horizonte-MG.
=
Para assegurar os benefícios oferecidos pelas lentes de contato é de fundamental importância estar atento às condições de higiene e desinfecção das lentes. E atenção! Água pura, água com sabão ou mesmo soro fisiológico não faz desinfecção. A limpeza e desinfecção adequados devem ser feitos com rigor levando em conta o uso de produtos próprios que evitam a contaminação de bactérias, restante de células, partículas do ar, dentro outros fatores de contaminação, reforça Dra. Ana Cristina.
=
Cabe ressaltar que no caso das mulheres especificamente, o cuidado deve ser mais minucioso em decorrência do uso da maquiagem. (Veja orientações no quadro abaixo). Para Dr. Paulo Silvério, oftalmologista e cirurgião, “a contaminação das lentes pode ocasionar sérias complicações à visão tais como ceratites (inflamações na córnea), reações alérgicas e até mesmo graves úlceras de córnea.”
=
Outra informação fundamental é que o soro, comumente utilizado pelos pacientes, não é indicado para desinfecção, pois além de não possuir propriedades necessárias à função causa contaminação por ser um meio próprio de cultura. Mas o vilão das infecções e complicações causado pelo uso das lentes continua sendo a inadequada higiene das mãos. “De nada adianta fazer corretamente a desinfecção das lentes se as mãos e estojos não estiverem devidamente prontos para o manuseio e recepção”, enfatiza Dra. Ana Cristina.
=
Um estudo realizado em 2004 na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com 112 pacientes usuários de lente de contato, reprovou mais da metade na avaliação microbiológica de mãos e estojos de lentes.
=
Mas atenção! Não deixe de procurar o seu oftalmologista no caso de dúvidas e orientações específicas.
=
Outras dicas no cuidado com as lentes:
=
Retirar as lentes para uso de sauna, piscina e mar. Usar somente colírio compatível com a lente. As lentes devem ser retiradas todos os dias para limpeza
=
Considerando que qualquer reação alérgica pode impedir você de usar suas lentes de contato, tome um cuidado especial ao escolher sua maquiagem e ao aplicá-la na região dos olhos.
=
Procure produtos classificados como hipoalérgicos, para usuários de lentes de contato ou para olhos sensíveis.
=
Ponha suas lentes antes de aplicar a maquiagem.
Tire suas lentes antes de remover a maquiagem.
Nunca aplique delineador na extremidade interna da pálpebra.
Substitua os produtos de maquiagem a cada três ou quatro meses (este é o prazo de validade dos conservantes).
Evite dividir sua maquiagem com outra pessoa.



Holdings. Tel - A viv - Jafra - Israel
Diác.Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Portal da Família - Dra. Ana Cristina
Catedr
al Presbiteriana do Rio de Janeiro