Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, novembro 21, 2008

BÍBLIA- DESCORBERTAS ARQUEOLÓGICAS

NOTÍCIAS
Sociedade Bíblica do Brasil

=
Várias foram as descobertas arqueológicas que proporcionaram o melhor entendimento das Escrituras Sagradas. Os manuscritos mais antigos que existem de trechos do Antigo Testamento datam de 850 d.C. Existem, porém, partes menores bem mais antigas como o Papiro Nash do segundo século da era cristã.
=
Mas sem dúvida a maior descoberta ocorreu em 1947, quando um pastor beduíno, que buscava uma cabra perdida de seu rebanho, encontrou por acaso os Manuscritos do Mar Morto, na região de Jericó.Durante nove anos vários documentos foram encontrados nas cavernas de Qumrân, no Mar Morto, constituindo-se nos mais antigos fragmentos da Bíblia hebraica que se têm notícias. Escondidos ali pela tribo judaica dos essênios no Século I, nos 800 pergaminhos, escritos entre 250 a.C. a 100 d.C., aparecem comentários teológicos e descrições da vida religiosa deste povo, revelando aspectos até então considerados exclusivos do cristianismo. Estes documentos tiveram grande impacto na visão da Bíblia, pois fornecem espantosa confirmação da fidelidade dos textos massoréticos aos originais.
=
O estudo da cerâmica dos jarros e a datação por carbono 14 estabelecem que os documentos foram produzidos entre 168 a.C. e 233 d.C. Destaca-se, entre estes documentos, uma cópia quase completa do livro de Isaías, feita cerca de cem anos antes do nascimento de Cristo. Especialistas compararam o texto dessa cópia com o texto-padrão do Antigo Testamento hebraico (o manuscrito chamado Codex Leningradense, de 1008 d.C.) e descobriram que as diferenças entre ambos eram mínimas.
=
Outros manuscritos também foram encontrados neste mesmo local, como o do profeta Isaías, fragmentos de um texto do profeta Samuel, textos de profetas menores, parte do livro de Levítico e um targum (paráfrase) de Jó.As descobertas arqueológicas, como a dos manuscritos do Mar Morto e outras mais recentes, continuam a fornecer novos dados aos tradutores da Bíblia. Elas têm ajudado a resolver várias questões a respeito de palavras e termos hebraicos e gregos, cujo sentido não era absolutamente claro. Antes disso, os tradutores se baseavam em manuscritos mais "novos", ou seja, em cópias produzidas em datas mais distantes da origem dos textos bíblicos.






Holdings. Tel-Aviv-Jafra-Israel
Sociedade Bíblica do Brasil
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com

PRINCÍPIOS DE LIDERENÇA E GESTÃO COMEÇAM NA "BÍBLIA"

NOTÍCIAS
=
A ética e a moral devem ser a marca de quem é lider. Afinal, um bom gestor, antes de tudo, deveria ser um bom exemplo, alguém que inspira e motiva seus liderados ao progresso e ao mútuo respeito, onde todos podem aproveitar seus talentos e capacidades para o bem comum. O livro mais sábio que existe, a Bíblia, tem várias assertivas sobre as boas práticas de gestão e liderança. Compartilho com você os resultados da minha pesquisa, mencionando algumas passagens correspondentes Honestidade e integridade, sem as quais, a liderança é destrutiva e perniciosa.
=
Lc 16.10-12, Mt 24.45-51, Pv 22.1
Trate os que estão sob sua liderança como gostaria de ser tratado Lc 6.31
Planejar é parte das atividades exigidas de um líder – Lc 14.28-30
Gestão implica em zelo profissional – Pv 22.29, Pv 24.3 e 24.30-34, Ec 9.10
Utilize-se de boas práticas, e da ética – Pv. 28.10
Um bom gestor é alguém que ganha a confiança dos liderados – Pv 28.12
Bajulação não é técnica de administração – Pv 28.23
Emotividade exposta pode indicar problemas de liderança – Pv 29.11
Orgulho é um mau hábito de quem lidera – Pv 29.23
Nunca humilhe alguém em público – Pv 30.10
Tratar a todos com justiça e equidade – Cl 4.1
Abandone práticas arcaicas e incorretas – Pv 4.13-15
Preguiça e negligência são a certeza do insucesso - Mt 25.14-30 - Parábola dos Talentos Não tente fazer tudo sozinho – delegue tarefas! Ex 18.14-26
Um verdadeiro líder deve servir, e não procurar servir-se dos seus liderados – Mc 10.42-45 Aconselhar-se, quando o assunto é complexo, e ouvir opiniões, não é sinal de fraqueza ou incapacidade, mas de sabedoria – Pv. 15.22.
Siglas dos livros bíblicos utilizados como referência: Cl = Colossenses Eclesiastes Ex = Êxodo Lc = Lucas Mc = Marcos Mt = Mateus Pv = Provérbios
"UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS, MUITO NOS APROXIMA"






Holdings. Tel-Aviv- Jafra - Israel
Julio Cesar Zanlouca - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
www.reierei.blogspot.com