Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, junho 25, 2012

A GRANDEZA DO HOMEM

MENSAGEM









===============================Rede de Divulgação


Num mundo amplamente globalizado e enraizado no individualismo, difunde-se a ideia de que a competição é a melhor forma de se destacar e conseguir um espaço, por menor que seja ao brilho dos raios do sol. E nesse panorama, constantemente somos atingidos pelo complexo do superlativo. Sempre se discute sobre o esportista que mais se destaca o homem mais alto, o mais inteligente, o melhor articulador, o mais perspicaz, e assim por diante, numa sucessão de superlativos que acabam por se tornar a meta de todos que querem ter o seu espaço.
=
Valoriza-se uma característica e coloca-se que, através da competição, abrir-se-á espaço a todos aqueles que querem se destacar. Muitas vezes, grande energia é despendida e, ao se obter o resultado daquela disputa, percebe-se que não era o desejado. No entanto a vida continua e o sistema atual se repete vestido de novas roupagens, mas o mesmo princípio de competição se repete. E igualmente o clima de insatisfação aumenta no ser humano. Por quê?
=
Por que a constante disputa por um espaço ao sol não é capaz de dar ao ser humano a satisfação desejada? É sabido que a vida é instável, da mesma forma que o movimento o é.
=
A instabilidade é que dá a oportunidade de mudança de estado, por abrir nova oportunidade de manifestação, nova forma de visão, novo ângulo de entendimento. A disputa, da mesma forma, abre essa oportunidade. Só que ocorre algo diferente na disputa, competição. No sistema atual, disputa-se apenas e tão somente pela disputa em si.
=
Em princípio, não existe, pelo menos conscientemente, razão para a disputa e o ser humano torna-se infeliz, por não saber, durante toda uma disputa, sua jornada e sua vida, a razão de estar disputando e, em última análise, a razão da disputa e, consequentemente, que o tornará feliz.
=
E nesse quadro, torna-se estéril qualquer tipo de disputa, por não haver razão que mostre a importância dessa disputa. Pois bem, percebe-se que a grandeza do Homem não é limitada por esses fatores, pois essa grandeza está sim centrada naquele homem que descobre sua importância, seu papel, sua razão de vida e se torna instrumento para manifestar aquilo que acredita. Quanto maior for essa razão de vida, maior será sua grandeza.
=
E ao mesmo tempo torna-se desnecessária a disputa, pois não haverá mais a competição para aquele que quer seu espaço tirando de outro. Quando se descobre essa razão, percebe-se que através da união com seus iguais, pessoas estas que defendem o mesmo princípio, o resultado será maior, pois é a união de grandes seres humanos que passam a lutar por um único objetivo, o objetivo que norteia a vida de cada um.
=
A competição, ao contrário da união, coloca um indivíduo contra o outro, não deixando espaço para que juntos, somem suas potencialidades e alcancem seus objetivos. E é nesse quadro que vivemos, difundindo a ideia do superlativo, fechamos as portas à somatória de forças e perdemos a oportunidade de crescermos ainda mais como seres humanos, por não darmos valor a todos tais como são.
=
Observando essa situação, não seria a união de homens de boa vontade o melhor caminho para se construir um Mundo Melhor?











Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog "A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "
GiulianoP. D'Abronzo -Shvoong.com