Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, novembro 19, 2009

OS PRIMEIROS DEGRAUS

EDIFICAÇÃO


O Senhor, porém, está no Seu santo templo; cala-se diante Dele toda a terra. Hc. Cap. 2. 20.
=
Amados, irmãos, acredito ser um grande problema existente na Igreja de Cristo, nos dias de hoje e causa com certeza preocupação para nossa liderança. É neste momento que vemos a necessidade de um trabalho importante a ser preparado, o­nde todos tenham o mesmo entendimento necessário para uma postura “reverente”, com muita obediência e educação religiosa, então chegaremos a um momento melhor. A Igreja cresce muito em número de membros; Isto é ótimo. Porque? São frutos do trabalho de cada Igreja local. Só, que o rebanho fica maior, aumenta-se o cuidados necessariamente. O diácono trabalha duro, são diversas tarefas administrativas, que só a ele cabe. A ordem no templo, este é realmente um árduo trabalho. Sabe-se muito bem, como é difícil colocar em ordem, todos os elementos envolvidos, para a preparação do culto e demais trabalhos da Igreja.
=
Quando chegamos ao Templo e pisamos os “Primeiros Degraus” , a preocupação nos toca de imediato. Observamos uma Igreja totalmente despreparada para prestar um culto, com a necessária reverência ao Senhor. A desordem se multiplica, e em muitas vezes, com atitudes incompatíveis com a que deveriam ter todos os membros, pois afinal “Deus está no templo”. A lembrança de uma feira é a primeira que vem à mente. Todos somos testemunhas deste fato. Lembro do Nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus Cap.20: 12 e 13. Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. Está atitude de Jesus Cristo, nos deixa “tremendo de temor” quanto ao que temos visto nos dias de hoje. Jesus, embora enfurecido, corrigiu tudo que ali havia de errado. Esta atitude de Jesus no templo foi “um importante exemplo sobre reverência a ser seguido por todos nós”.
=
A ordem na casa de Deus é extremamente necessária.Lá no livro de Eclesiastes Cap. 5.1, lemos assim: Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus. No versículo 2º lemos: “Portanto, sejam poucas as vossas palavras “. Em todo caso, Deus não se agrada de um culto tributado somente com os lábios, mas exige o coração do crente, devoto e humilde. “E mais devemos chegar-nos para ouvir”, pois a palavra de Deus é alimento para a alma. Tiago, em seu livro Cap. 1º. 19. Fala assim: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para “ouvir”, tardio para falar”, tardio para se irar”. O Termo usado ouvintes, especialmente para aqueles que só assistem, mas não se tornam verdadeiros discípulos.
=
Não gostaríamos de escrever um texto para magoar a qualquer membro, ou a qualquer Igreja e, sim mostrar nossa preocupação com o nosso hoje, nosso tempo e nossa Igreja. Não gostaria de escrever um texto crítico, exortativo o que muitas vezes se faz necessário entre os Irmãos. Gostaria sim, de mostrar com muito cuidado o quanto precisamos mudar no que diz respeito à “reverência”. Não precisamos esperar a chegada de Jesus para mostrar com ensinamentos, como deve ser o procedimento dos Irmãos. Gostaria sim, com esta mensagem, ajudar melhorar a conduta de muitos com certeza. Evitaríamos a prática de inconveniências dentro do Templo. Temos visto na Igreja.
=
Observamos que nunca falta a saudação, tudo muito gentil, mas fora de hora, no momento errado. Temos ainda os comentários de como foi a semana. Temos visto um banco inteiro levantar, para abraçar um ilustre membro por sua chegada; temos o “vai e vem de pessoas”, como se já não bastasse a conversa nos bancos do templo. Um irmão comenta com o outro, toda situação que viveu naquela semana. Para que tudo melhore e se resolva, seria mais adequado, aproveitar os momentos que antecedem o culto para as súplicas em orações silenciosas.
=
Confesso irmãos, que em anos de diaconato, fico muito triste e preocupado com a “reverência”. A minha preocupação é a mesma e sei que de muitos. “O que Deus dirá de tudo isto que está acontecendo hoje nas Igrejas? Só chegamos a uma conclusão: A falta do estudo da educação religiosa. Sabemos e não temos dúvidas: precisamos mudar “urgentemente”.
=
Que a educação religiosa, seja mais extensiva a este fato preocupante, aplicar um melhor estudo, aprimorar mais o comportamento do crente, ajudar para um melhor comportamento. Só não podemos continuar como estamos. Imaginemos, nosso Deus no altar, esperando o início do culto, pois estamos ali para Adorar ao nosso Deus! Você já parou para pensar nesta situação? Gostaríamos de terminar nosso texto, alertando as autoridades para estas inconveniências tão exageradas durante o culto prestado a Deus. Se pararmos para meditar sobre esta situação, não há dúvidas que a correção é necessária, uma atitude correta é preciso começar.
=
“Pise os primeiros degraus”, sente, leia a bíblia e ore. Ore por você, por seus amigos e parentes, por toda Igreja e liderança. Então se porte adequadamente para participar do culto e receber a Palavra de Deus. “Deus está no Templo”. Quando o culto terminar, também não converse, se retire o mais rápido possível, não estenda a sua permanência no templo, com longos abraços e beijos, deixe as trocas de notícias para quando você estiver aos arredores do templo, seria mais adequado. Nosso Profeta Habacuque, tão sabiamente termina o cap.2º. 20 dizendo assim: “O SENHOR, PORÉM, ESTÁ NO SEU SANTO TEMPLO; CALE-SE DIANTE DELE TODA A TERRA”.Meditemos na Palavra do Senhor.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Autorização do Jornal Brasil Presbiteriano
Por Diác. Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro