Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, julho 13, 2011

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE ALTO JEQUITIBÁ

NOTÍCIAS PELO MUNDO






HOMENAGEM
O Brasil, um país recém descoberto, extensas áreas verdes a serem povoadas. D. João VI manda vir 1400 suíços para povoar o sertão da província do Rio de Janeiro no princípio de 1820, foram levados para a serra, região do Morro do Queimado, clima europeu a que estes estavam acostumados. Abriram matas, construíram casas, plantaram e se estabeleceram, porém não tinham o sucesso desejado. Como a Europa vivia conflitos, pestes, pobreza, o Rei manda vir mais colonos, desta vez alemães.
=
Os navios chegavam após viagens turbulentas, muitos problemas, e os imigrantes eram distribuídos na região de Nova Friburgo e cada pai de família ou homem independente recebia 200 jugadas rhenanas de terra ou 400 braças quadradas como propriedade, que seria hereditária a seus descendentes e era fornecido sementeiras e mudas dos produtos brasileiros como arroz, algodão, milho, anil, fumo, cana de açúcar, inhame, bananas, plantas oleagenosas, etc.. Eles tinham o direito de pescar e caçar, tinham outros direitos e obrigações para com a comunidade e o governo . Lá eles plantavam, produziam leite, queijo, ovos, manteiga, mel, etc. Foi introduzido o café Java que se adaptava melhor ao clima.
=
Com os alemães, veio o Pastor Sauerbronn, de fé Luterana que pastoreava, oficializava batismos, enterros e ajudava a comunidade no que fosse preciso, ele foi o primeiro pastor protestante no Brasil.
=
Aproximadamente em 1880 alguns descendentes dos imigrantes resolveram desbravar novas terras e foram para a região do Caparaó, dentre eles representantes das famílias Eller, Heringer, Gripp, Sathler, Schwab, César que se estabeleceram numa região fértil e verde, e por haver ali uma linda árvore que abrigava os viajantes da região foi chamada de Alto Jequitibá. A pequena cidade foi crescendo e sentiu-se a necessidade de trazer um pastor evangélico, pois até então só havia a igreja católica.
=
E assim após várias dificuldades, em 1902 é constituida a igreja Presbiteriama de Alto Jequitibá, que mais tarde através de muito sacrifício, veio solidificar o sonho dos habitantes construindo o Gymnasio Evangélico e anos mais tarde Colégio Evangélico Rev. Cícero Siqueira com Internatos feminino e masculino, abrigando estudantes de todo o país e funcionando como tal até 1998. Ela também abrigou um seminários por alguns anos, é mãe das primeiras igrejas fundadas no Espírito Santo e outras cidades de minas Gerais.
=
O livro tráz todo o histórico da igreja, em detalhes e documentos, lista de primeiros membros, histórias de desafios sofridos pelos fundadores, os primeiros pastores como Rev. Matatias Gomes dos Santos, Rev. Franklin do Nascimento, Rev. Aníbal Nora até chegar ao Rev. Cícero Siqueira, fundador do Colégio Evangélico. E encerra-se com uma galeria de fotos dos prédios da igreja, momentos importantes da mesma e da galeria de fundadores e pastores até 1991, ano da edição do mesmo.
=
Ainda hoje a Igreja e o Colégio (agora Estadual) tem como tradição a festa de Sete de Setembro, com um impecável e luxuoso desfile de alunos, encontro e desfile de ex-alunos, barracas típicas de doces, salgados e prendas, peças de teatro e visita de pessoas de toda a parte, inclusive os Alto Jequitibaenses ausentes. A Igreja Presbiteriana por sua vez, mantém seu prédio de construção moderna e sua torre imponente com a inscrição "Quem Salva é Só Jesus", e o Prédio do Internato foi transformado na APCE - Associação Presbiteriana Cultural e Evangélica, onde abriga eventos como encontros, congressos etc.
=
Links Importantes.
http://www.igrejapresbiterianaaltojequitiba.gripp.com.br
=
http://www.colegioevangelicorevcicerosiqueira.gripp.com.br
=
http://www.altojequitiba.gripp.com.br



















Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

Autores - Alto de Jequitiba - Minas Gerais
Nair Lima Tavares - Myrtes Sathler Breder

Cel.Roberto Gripp - Rev. Anderson Sathler