Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, dezembro 19, 2008

PASSÁRGADA... LÁ SOU AMIGO DO REI

COMEMORANDO O NATAL
"FELIZ NATAL"
=
O poeta pernambucano Manoel Bandeira certa vez escreveu "Itinerário de Passárgada". Nesse poema Bandeira idealiza um reino utópico, onde teria todas as facilidades com as quais sonhava na época, onde poderia fazer o que quisesse, e onde afogaria suas mágoas nos braços de quem fosse de seu agrado. Isso tudo seria possível pois, em Passárgada ele era amigo do rei!
=
Os que conhecem o poema podem até defender o autor alegando que a fantasia é o alimento, a inspiração da poesia. Que seja. Mas essa época do ano me faz despertar especialmente para a existência de um outro rei, especificamente: o Rei.
=
Não importa que a data exata do nascimento desse Rei seja contestada por teólogos, aqueólogos e cientistas. Apenas convencionou-se que a celebração da vinda do Rei Jesus ao mundo se daria nessa data mundialmente. Nada nos importa de co-celebrarmos esse momento, mas não podemos deixar que ele seja diluído comercilamente em presentes, ceias, festas e similares. Lembra do que diz a música?
=
"...Eu sei o sentido do natal, pois na história tem o seu lugar, Cristo veio para nos salvar..." ("Nas Estrelas" -VPC). E o poeta continua:"...Vou-me embora para Passárgada Aqui não sou feliz..."Eu sou! Eu o sou justamente por causa do Rei! Não quero ir para Passárgada. Quero ir para a nova Jerusalém celestial, mas não preciso esperar chegar lá, pois já sou amigo do Rei aqui mesmo Nem no seu reino imaginário o poeta se veria livre de suas angútias.
=
"E quando eu estiver mais triste. Mas triste de não ter jeito. Quando de noite me der vontade de me matar - Lá sou amigo do rei - ..."
=
Minha felicidade não é momentânea, é duradoura. Foi um presente de natal, mesmo fora de época. Veio através do Rei Jesus, é eterna! Sou feliz, posso estar triste, mas sou feliz. A resposta ao trecho acima já existia em forma poética também: "... O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Sl 30:5.
=
Nesse natal alegre-se com a verdadeira razão da celebração, lembre-se do nascimento do seu Rei e amigo!
=

Vote Neste Blog - Top 30
Grato.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Rev. Enos Moura Filho
Igreja Presbiteriana do Brasil
Ministério Pão Quente Diário
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

www.reierei.blogspot.com