Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, novembro 17, 2012

CONTRIÇÃO: ARREPENDIMENTO SINCERO E COMPLETO DOS PECADOS COMETIDOS



             EDIFICAÇÃO
 

 




A exposição da Palavra de Deus, a Bíblia, após a Reforma Protestante, ganhou preeminência principalmente nos cultos das Igrejas Reformadas, ou Calvinistas. A pregação á profecia, o responsável direto do culto ganhou o seu espaço por atender aos anseios do coração, e não da visão humana.

Sabemos que a liturgia é o caminho necessário com práticas que viabiliza o conjunto em culto público, com finalidade de se “criar” ambiente favorável à adoração, prática essa explorada por denominações intermináveis nos dias de hoje. É, no entanto, pela prática denominada CONTRIÇÃO, que o pecador se achega a Deus, recolhendo-se arrependido, buscando a reconciliação através da regeneração concedida e reconhecida, isto acontece com o pecador sendo alcançado pelas obras produzidas pelo amor do Pai. 

A CONTRIÇÃO

 A Contrição é o grande momento da verdade e precisa ao pecador, Ninguém na verdade obitem uma breve preparação, podemos dizer: litúrgica para a oração de confissão de pecados. Sendo assim, devemos admitir a importância da meditação reflexiva para o perfeito culto a Deus e sua aceitação. A colocação do Salmo 139 oferece um perfeito exemplo dado pelo salmista ao colocar na parte final, dizeres confessionais: Ó DEUS, EXAMINA-ME... “VÊ SE HÁ EM MIM ALGUM PECADO E GUIA-ME PELO CAMINHO ETERNO”.

Na oração de, Davi busca efetivamente que Deus não só o capacite enxergar o seu pecado, mas dotá-lo espiritualmente de condições a deitar fora de sua vida o “seu pecado”. Mas, quê “PECADO” misterioso seria esse? Sem a menor dúvida é o “pecado que se agarra firmemente em nós” (Hb 12.1), isto é, o pecado que domina o nosso coração e dele não conseguimos deixar. Tão sutil é que não notamos a sua presença nefasta. Daí a oração: Ó Deus, examina-me... Vê se há em mim algum PECADO.

 Davi sabia o caminho pelo qual o inimigo atira suas flechas, aproveita as brechas da comporta da alma pela quebra das pequeninas coisas deixadas por nós.  “A origem dos grandes males são deixados por nós mesmos”. Imagine-se então se o coração abriga o pecado da impenitência!

Concluindo, a CONTRIÇÃO é um “sentimento que dói” que leva o penitente a se desfazer do seu PECADO, incitando a abandoná-lo para sempre! O conduzir-se pelo “caminho infinito” referido pelo salmista, faz com que o Espírito “interceda a Deus fervorosamente a favor do confessor, realmente sincero”. De outra forma, com certeza, é se mantiver impuro, resistindo á graça redentora, se manter abominável aos olhos de Deus!


É Belo e saudável o conselho de se seguir o exemplo da oração do Salmista, do coração sensível aos apelos do Espírito Santo de Deus.



  
 




Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
O Blog - " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "