Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, abril 07, 2011

CÁLCIO: MUITO ALÉM DE OSSOS E DENTES

CUIDANDO DA SAÚDE






O cálcio é o mineral mais abundante no organismo humano representando cerca de 1 a 2,0% do peso corpóreo. Sempre associado a formação e manutenção de ossos e dentes, o
cálcio desempenha também fundamental papel metabólico. Ao redor de 1% do cálcio contido no organismo está presente no plasma e pode ser subdividido em 3 categorias: Cálcio ionizado ou livre (50%), que é difusível pela membrana capilar. Cálcio não - ionizável (10%), que é ligado a substâncias como citrato ou fosfato e também é difusível pela membrana capilar. Cálcio ligado à proteínas, como albumina ou globulina (40%), que não é difusível pela membrana capilar.

A fração de cálcio ionizado é importante para a maioria das funções do cálcio no organismo como seu efeito sobre a freqüência cardíaca, sistema nervoso, coagulação sanguínea, além da formação óssea.

A estreita variação dos níveis de cálcio sérico é regulada principalmente pela ação do hormônio da paratireóide - paratormônio (PTH) - e com menor efeito pela calcitonina secretada pela tireóide.

Em situações de baixa ingestão do mineral, doenças como raquitismo, gravidez ou lactação, a menor redução da concentração de íons cálcio no líquido extracelular determina secreção do PTH e mobilização dos depósitos de cálcio (ossos) para que se mantenha níveis normais entre 9,0 a 10,0 mg/dl (2,4 mmol/l).

Se por motivos agudos ou crônicos houver queda progressiva dos níveis de cálcio, a hipocalcemia leva ao quadro de tetania, desencadeada pelo aumento da excitabilidade das fibras nervosas devido aumento da permeabilidade da membrana aos íons sódio. A tetania caracteriza-se por contração involuntária principalmente na mão, mas podendo progredir para outras partes do corpo ou evoluir para convulsão.

Outros efeitos da hipocalcemia são na hemostasia e no coração.

Na ausência de íons cálcio, não é possível ocorrer coagulação sanguínea, pois todas as etapas de coagulação da via intrínseca, com exceção das duas primeiras, dependem da presença de cálcio.

Com relação ao coração, o cálcio leva os músculos cardíacos a se contrair, quando há hipocalcemia, o coração perde sua capacidade de bombear eficientemente o sangue, ocorre "flacidez cardíaca" e lentidão na freqüência cardíaca.

Isabela Cardoso Pimentel Especialista em Nutrição em Cardiologia pela SOCESP Nutricionista clínica Hcor/SP.







www.reierei.blogspot.com







Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"
Dra. Isabela C. Pimentel - Socesp - SP
Especialista em Nutrição e Cardiologia

Nutricionista Clínica Hcor - São Paulo