Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, maio 31, 2010

VOLUNTARIADO

MENSAGEM





O trabalho voluntário é uma ação de qualidade, exercida com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. É a somatória desses êxitos que fará a diferença na comunidade. Esta´baseado na Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/1998 que ampara desta forma:

Art. 1º
Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Parágrafo único: O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
Art. 2º.
O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições do seu serviço. Ser voluntário é prestar serviços não remunerados em benefício da comunidade, minimizando as carências de seu meio social. Significa constituir e incorporar práticas voluntárias que garantam o desenvolvimento de redes de cidadania, envolvendo pessoas de diferentes lugares e culturas, empenhados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa para todos. Um voluntário é a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu "tempo, trabalho, recursos e talento", de maneira espontânea e não remunerada, para uma causa de interesse social e comunitária. Os quatro elementos que a análise desta definição nos mostra que são:
QUALIFICAÇÃO:
O conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho de qualidade, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o exercita, na busca da excelência do serviço prestado.

SATISFAÇÃO:
É um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o faz. Um trabalho não remunerado, mas muito gratificante.

DOAÇÃO:
A entrega de horas de sua vida ou recursos em prol do próximo, da comunidade, é resultado de uma inquietação interior "que precisa" materializar-se por meio da ação solidária.

REALIZAÇÃO:
É o resultado de um trabalho que tem compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com responsabilidade os objetivos propostos. Com isso observamos e reconhemos a dinâmica presente entre os relacionamentos nas horas difícies. A capacidade de amar em benefício do próximo.
=
Todos podem ser voluntários, pois é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário, todos podem contribuir a partir da idéia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.
=
Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazeirosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.










Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Prof: Gislaine M. Costa - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro