Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, fevereiro 26, 2011

A RELIGIÃO DAS MÁQUINAS

TEMA - EDUCAÇÃO

Para alguns pensadores e mesmo para o homem comum, através da mera observação dos fatos não é difícil perceber que a Pós-Modernidade poderia ser mais entendida, nesta verdade, como uma pré-modernidade. Na acepção literal do termo, pois implicaria num retorno aos paradigmas do período histórico que precede imediatamente a Era Moderna: o feudalismo medieval.

Haja vista a distribuição dos espaços urbanos e sociais em feudos: conglomerados como os condomínios fechados e shopping-centers; a repartição do poder em territórios, nas periferias e favelas, pela anomia do Estado; o estabelecimento de vínculos, na convivência social, em agrupamentos fechados (as tribos e corporações), baseados em relações de vassalagem, determinadas pelo prestigiamento pessoal, trocas de favores, etc. — num predomínio crescente do privado sobre o público. Ou seja, a negação da res publica, e da cidade (a polis) como espaço privilegiado do exercício mesmo da cidadania.

Mais recentemente aparece o fenômeno do chamado feudalismo informacional: a reação, pelos grandes conglomerados empresariais, contra a liberdade de compartilhamento, cópia e reuso das ideias que circulam no ciberespaço, visando uma ampliação dos direitos de propriedade e direitos de autor, para sua apropriação e privatização.

No entanto, na coleção de breves ensaios sobre a Cibercultura, objeto deste resumo — que no seu conjunto forma um arçabouço teórico coeso e substancial. Revelado que as representações derivadas do impacto da tecnologia no imaginário pós-moderno remetem a um passado ainda mais remoto, na antiguidade. Fantasias arcaicas, anseios primitivos, crenças mitológicas e explicações místicas, identificadas com o hermetismo e a gnose, caracterizando o culto da tecnologia como uma nova religiosidade. Parte de uma interessante análise do produto típico da indústria cultural que incorpora elementos desse imaginário: inúmeras referências — filosóficas, religiosas, literárias, e da cultura de massas — dialogam, para encenar uma bem construída alegoria dessa convergência entre ciência e espiritualidade.

Chamo a atenção para o fato de que não só o senso comum, mas também a produção teórica e crítica se utilizam das metáforas da science fiction, e das analogias mitológicas, para tentar compreender e conceituar os fenômenos da tecnocultura. Tais como infovia, cidade celestial, e o próprio conceito de ciberespaço (Neuromancer - Willian Gibson, 1984). E faz um bem sucedido esforço de investigação da noção de imaginário tecnológico, e suas possíveis implicações e significados no nosso tempo — a sociedade pós-industrial.

Um texto denso, mas profundamente revelador para quem se disponha a enfrentar o percurso, por vezes árido, da sua erudição acadêmica. Em que procura advertir para o perigo de que uma adesão quase religiosa ao culto da tecnologia possa nos conduzir a algum tipo de totalitarismo. E dá pistas de como uma postura crítica, ao contrário, pode apontar para um horizonte realmente novo a comunidade de homens e mulheres livres, próximos, autônomos e interativos, em que as tecnologias da inteligência se constituem potencialmente. Encerramos este breve resumo, torcendo para que em um futuro ainda sem datas e assim ficamos no “cada dia”, seja uma realidade espaçosa para uma intensa alegria humana.





www.reierei.blogspot.com










Welcome - Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Prof. Erick Felinto - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro