Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, dezembro 16, 2009

MEDICINA ORTOMOLECULAR

MEDICINA E SAÚDE



Linus Pauling foi o grande pioneiro na utilização da terminologia "ortomolecular", terminologia esta que pretende caracterizar o tratamento de diversas patologias através do recurso a nutrientes que ocorrem no organismo humano.
=
A premissa básica da medicina ortomolecular incide sobre os benefícios que se registam, a longo prazo, ao estabelecer um equilíbrio na concentração de nutrientes essenciais ao corpo humano, bem como nos ajustamentos dietéticos que passam por eliminar a apelidada "comida de plástico".
=
A medicina ortomolecular assume particular destaque no tratamento de desordens do foro psiquiátrico. Tendo começado por ganhar lugar de destaque no tratamento da esquizofrenia, rapidamente assumiu papel preponderante em contextos como a epilepsia, autismo, senilidade, artrites e alergias.
=
A terapia ortomolecular é igualmente utilizada no tratamento de doenças e problemas crónicos como dores lombares e psoríase.Considerando que os programas de tratamento variam consoante a patologia em questão, o principal enfoque direcciona-se para uma terapia vitamínica de grande relevo, seguindo-se uma combinação de outros nutrientes essenciais sempre que o organismo denote ausência ou quantidades insuficientes dos mesmos.
=
O recurso a fortes substâncias medicamentosas é quase inexistente, sobressaindo a acção benéfica dos nutrientes. A definição de um programa de tratamento passa pela realização de testes clínicos, exames psiquiátricos e consulta, tudo em nome da especificidade inerente ao problema de saúde e às diferentes necessidades nutricionais de cada paciente.
=
Não obstante a controvérsia que pode envolver, para alguns, o conceito de medicina ortomolecular, as mais valias subjacentes ao afastamento de efeitos secundários habitualmente associados a substâncias medicamentosas, a par do anseio por medicinas naturais, fará com que a medicina ortomolecular se assuma como um recurso terapêutico do futuro.




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Dr. Sajeev Vasudevan - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro