Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, novembro 19, 2013

ENSINE O SEU FILHO A ESTUDAR










A maioria das crianças é apresentada às matérias na escola e os professores esperam que elas estudem para irem bem às provas e exames. Mas o que a maioria dos professores não faz é ensinar a criança como estudar. E sem saber por onde começar e como fazer para aprender, o tempo passado estudando pode ser um tempo perdido que não resultará em boas notas, nem em assimilação da matéria e ainda pode transformar a experiência do estudo em uma experiência negativa e frustrante para a criança. Talvez elas tenham que estudar um pouco mais em época de provas, mas é possível estar por dentro da matéria sem ter que passar horas em cima dos cadernos! 

O que Importa é a qualidade do estudo e não a quantidade 

Aqui vão algumas dicas de como você pode ensinar o seu filho a como estudar e assim colaborar para o crescimento e desenvolvimento infantil.

Organização
Tenha um caderno ou uma pasta para cada matéria, assim ele poderá manter juntas todas as atividades que já foram feitas para aquela disciplina. Você ainda pode separar aquilo que já foi corrigido pelo professor no final da pasta, e no começo aqueles que devem ainda ser entregues para correção. Mantenha esse material acessível para consulta durante todo o ano letivo, ele ainda será necessário!

Preparar o que for estudar
Uma semana antes da prova, a criança deve perguntar para o professor que tópicos que vão cair na prova, geralmente os professores vão dizer exatamente o que ele precisa saber e onde ele consegue encontrar isso, peça que seu filho anote tudo o que o professor disser!

Para as provas de matemática
Ajude o seu filho a resolver os problemas de exercício do livro, se ele conseguir resolver estes problemas, significa que ele entendeu como funciona a atividade, e provavelmente vai conseguir fazer na prova também. Peça também que ele refaça os exercícios que errou na primeira vez e caso ainda não entenda alguma atividade, que peça para o professor explicar.

Para as provas de ciências e estudos sociais
Peça para o seu filho fazer os exercícios no final da unidade ou do capítulo do livro. É possível que ele se depare com as mesmas perguntas na prova! Livros didáticos costumam vir com as respostas anexadas ao final do livro, dessa maneira ele pode checar se acertou.

Uma ajudinha extra
Mostre para o seu filho que você está sempre disposto a ajudá-lo a estudar, dê um espaço para que ele tente por si mesmo primeiro, mas tente procurar por respostas e soluções junto com ele quando não conseguir fazer sozinho, isso o incentivará a estudar e ao invés de ficar frustrado com algo que não entende ele poderá contar com você para apoiá-lo e tentar encontrar uma resposta juntos.

Rever, organizar e reescrever as anotações
Reescrever alguns tópicos importantes pode ser uma boa maneira de memorizar, para isso seu filho pode rever todas as anotações que ele fez durante as aulas e reescrever as mais importantes em uma folha avulsa que ele possa facilmente carregar para reler no ônibus ou no intervalo por exemplo.

Memorizar
Você verá que depois de fazer todos esses passos seu filho conseguirá lembrar-se de muito mais informações do que sem eles. E será um conhecimento mais profundo do que a simples “decoreba”. A memória funciona de maneiras diferentes para cada pessoa, por isso é muito importante que o seu filho teste diversas maneiras de estudar e que opte por aquela que é mais fácil para ele aprender. Também é importante que ele se sinta confortável ao estudar, pois uma das características do cérebro humano é que ele não funciona da mesma maneira sob estresse. Se a criança se sentir ameaçada será contra produtivo tentar estudar, pois o cérebro não permitirá que ela aprenda.

Assim para que a criança possa aprender é importante que ela se sinta confortável e, na medida do possível, que proporcionemos um ambiente tranquilo e agradável para estudar e aprender!


 



Holdings – Tel Aviv – Jafra – Israel
O Blog – “A Serviço do Senhor”
Diác. Rilvan Stutz  “O Servo com Cristo”
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro