Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, setembro 03, 2011

LENTES DE CONTATO

CUIDANDO DA SAÚDE









==========
Projeto Abc - Divulgação Através da Imprensa

Embora usadas principalmente por quem não desejem usar óculos, pode ser uma indicação médica quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades.
=
As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. As gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartável. Tanto as gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação de modo a lhes imprimir diferentes características.
=
Assim temos lentes gelatinosas com maior ou menor conteúdo de água, lentes que devem ser descartadas com mais ou menos dias de uso e lentes para uso mais ou menos prolongado. As endurecidas, conforme o material apresenta graus diferentes de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação das mesmas (diâmetro e curvatura) dependem das características da lente a ser adaptada.
=
O grau das lentes de contato, especialmente das lentes rígidas, não são os mesmos dos que são receitados para os óculos.
=
Isto se deve aos seguintes fatos: proximidade da lente ao olho (efeito corretor maior para as miopias e menor para as hipermetropias), variação conforme a curvatura da lente adaptada e com as características do material da lente.
=
Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente a ser usado.
=
As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, podendo causar danos importantes para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista. São complicações do mau uso de lentes de contato: edema, úlcera, infecção, neovascularização e deformidades na córnea.
=
A chamada conjuntivite por lente de contato (conjuntivite papilar), bastante freqüente, especialmente com as lentes gelatinosas, pode ter sua evolução controlada pelo exame periódico (depende do tipo da lente esse tempo) do usuário de lentes.
=
Hoje temos a possibilidade de corrigir quase todos os problemas de refração com lentes de contato desde que não haja contra indicação ao seu uso.
=
É o olho seco das principais dificuldades à adaptação com lentes de contato, entre os cuidados que devem ser tomados por quem usa lentes de contato. Dormir ou não com as lentes desperta dúvidas? Os médicos recomendam tirar as lentes de contato na hora de dormir para prevenir problemas e pequenos machucados nas córneas. Além disso, quando as lentes de contato não são retiradas, a falta de oxigenação nos olhos abre espaço para que ocorram contaminações.
=
Se durante o dia, mesmo com os olhos abertos as lentes de contato já diminuem a oxigenação da córnea, à noite com as pálpebras fechadas o problema é maior ainda. Mesmo as lentes de contato descartáveis, que permitem maior passagem de oxigênio devem ser retiradas antes de dormir para evitar problemas.



















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - " A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

Abc da Saúde - Dr. Edson Procianoy