Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, novembro 08, 2008

COMA CHOCOLATE, SUA SAÚDE AGRADECE

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Ele protege o coração, o sistema nervoso, ainda alivia a TPM, energetico, a textura, o aroma, o sabor e a capacidade de derreter na boca arrebata os sentidos, desperta o corpo e provoca sensações emocionais. O êxtase é absoluto, leva incomparável vantagem: não se trata de nenhuma substância ilícita. Na Páscoa, essa delícia ganha autoridade, ganha o primeiro lugar, passe-livre na sua dieta por motivos de força maior, vale ficar atenta aos benefícios dela para justificar a comilança no restante do ano. Desde, é claro, que você preze pela moderação, afinal a mistura de leite e cacau mais saborosa do planeta é rica everdade, de existirem os viciados assumidos, que não abrem mão de uma (ou várias) barras diárias de chocolate, mas açúcar e gordura, portanto cheia de calorias (encontre aqui uma dieta ideal para você).
=
Tudo a seu redor melhora depois de um bom tabletinho marrom? Não é auto-sugestão, pode ficar tranqüila. Quimicamente, o chocolate possui importantes componentes estimulantes: a cafeína, que atrapalha a atuação da adenosina no cérebro, substância responsável por diminuir o ritmo de atividade dos neurônios. Ou seja, provoca excitação em vez da calmaria. E ainda conta com um alcalóide chamado teobromina, que potencializa o efeito da cafeína. A teobromina, ao contrário da cafeína, não estimula o sistema nervoso central, sendo seus efeitos principalmente diuréticos (alimentos destacam-se por esse tipo de efeito, conheça alguns) , explica a nutricionista Fabiana Honda.
=
Para completar o mix de agitação, ele também possui doses de feniletilamina, um composto natural com efeitos semelhantes aos das anfetaminas. Esse ingrediente é apontado como o vilão para a compulsão pelo doce. Pesquisas supõem que os chocólatras são pessoas com problemas no mecanismo de regulagem de feniletilamina do corpo , diz Fabiana. Isso porque a substância estimula os centros de prazer da massa cinzenta, daí a vontade de não parar de comer nunca.
=
A sensação de bem-estar encontra respaldo na ação da endorfina e dopamina. Cientistas afirmam que o chocolate é capaz de aumentar a produção dessa dupla de substâncias que tem relação com o relaxamento.
=
Uma mordida já faz efeito. Está aqui mais um motivo para as mulheres serem as principais consumidoras da guloseima, principalmente nos períodos da malfadada TPM. Para aplacar a irritação, o time feminino ataca o doce (veja aqui como aplacar de vez a TPM). Uma das explicações está na queda do nível de magnésio do sangue nesse período. Dá-lhe apelar para a barrinha mágica de cacau para repor o nutriente, importante no equilíbrio da serotonina, o neurotransmissor que controla o humor. Mas não é preciso comer uma caixa de bombons para se sentir mais feliz. A Organização Mundial da Saúde recomendado não extrapolar o limite de 30 gramas por dia , explica Fabiana Honda.





Holdings. Tel-Aviv - Jafra - Israel
Consultoria Nutricional Patrícia Bertolucce
Consultora Fabiana Honda - São Paulo
Por Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com