Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, julho 06, 2009

IMPOR LIMITES AOS FILHOS

TEMA FAMÍLIA


Desde pequena fui educada da forma muito carinhosa, mas também disciplinada. Uma das coisas que aprendi era a existência das quatro palavrinhas mágicas: Obrigada, Por Favor, Com Licença e Desculpe-me!

Isso sempre funcionava na minha casa, cresci com isso e hoje como pedagoga que sou e ao observar as crianças; por vezes fico um pouco surpresa. Sim, surpresa! Surpresa, porque me parece que hoje em dia, as crianças não são mais ensinadas a darem bom dia, olá, a pedirem com licença, a dizerem, por favor, e muito menos muito obrigada.
=
O povo português que é tão formal em ‘palavras’ e nem tanto em atitudes, não é exceção a isso. Parece-me que o liberalismo exarcebado na educação, tem transgredido os limites do respeito pelo próximo. As crianças têm de aprender desde pequeninas, que o mundo não gira em torno delas; e principalmente que o ‘próximo’ não tem nenhuma obrigação de lhe satisfazer os desejos. Eduque seu filho (a), ensinando-o (a) as regras básicas de bom convívio em sociedade.
=
Se a cada birra dele (a), ou a cada recusa dele (a) de se portar com educação perante outras pessoas, você aceitar e ainda dizer: Oh ele (a) é assim. Tem um feitio! Ou ela (e) sempre foi assim, desde miúda (o), tem uma personalidade forte, você estará perdida e será difícil algum dia ter algum controle sobre a situação. Quando ele (a) estiver adolescente e você tentar impor limites, será tarde demais. Lembre-se também que querer exigir? Educação, vem de berço, ou seja se você não der o exemplo, o que vai ser!





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel

Portal da Família - Variedades

Diác.Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

http://www.reierei.blogspot.com/