Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, agosto 05, 2008

CIÊNCIA E RELIGIÃO

OPINIÃO
=
Duas realidades são colocadas diante do homem. De um lado, está a religião que faz com que o homem tenha uma base para se constituir no mundo, conferindo a ele a esperança de viver, a crença em algo maior e a segurança de uma vida futura. De outro lado, irrompe a ciência que apresenta ao homem a realidade do mundo enquanto visível e sensível. Por muitos séculos sustentou-se uma infindável discussão entre a ciência e a religião, onde a religião se identificava com a fé e a ciência com a razão. Até João Paulo II se colocou a pensar sobre a questão, desta reflexão surgiu o texto “fides et ratio” , que teve como objetivo apresentar a necessidade de um meio termo entre as duas realidades.
=
Cada uma destas realidades tem uma forte tendência de mostrar-se como soberana. A ciência faz de tudo para mostrar que a religião está errada e é incompleta e a religião usa inúmeros argumentos para dizer que a ciência é inútil. Algumas vezes travam uma contenda desnecessária, onde cada uma reivindica seu poder e autoridade sobre a outra. Contudo ambas se constituem como realidades completamente distintas, mas não opostas. Nada mais são que faces de uma mesma realidade.
=
Deste modo, toda essa discussão serve somente para que uma auxilie na purificação da outra. Na medida em que a ciência apresenta os pontos falhos da religião, esta se vê na obrigação de dar uma resposta cabível e cada vez mais depurada às questões da fé. É evidente a existência de religiões fundamentalistas que não têm a coragem de se dispor aos questionamentos da ciência, são religiões incoerentes e estão fora da dinâmica da vida, pois criam um mundo paralelo e totalmente supersticioso.
=
A verdadeira religião tem a coragem de se colocar numa discussão com a ciência, neste embate as duas se completam e se purificam. A religião sabe-se inócua sem a razão e a ciência tem consciência de sua finitude. A ciência sabe que pode ir somente até um determinado ponto, que, além disso, não há uma explicação racional aceitável, assim cala-se e deixa que a religião responda às últimas questões.
=
Albert Einstein, um dos maiores cientistas dos últimos tempos, conhecido mundialmente pela teoria da relatividade que proporcionou a grande revolução da física, escreveu em um de seus textos: “Esta situação pode ser expressa por uma imagem: a ciência sem religião e aleijada, a religião sem ciência e cega.”
FONTE SHVOONG
Por Rilvan Stutz

WLANs

(Wireless Local Área Network - Redes Locais sem Fio)

As tecnologias sem fio são uma realidade que cresce a cada dia em ritmo acelerado e que conquistam cada vez mais adeptos. Estes por sua vez, vão desde aqueles usuários residenciais até mesmo a aqueles que fazem uso dessa tecnologia em seu ambiente de trabalho. As redes sem fio podem. variar no modelo estrutural.

Podem ser implementadas de uma maneira mais complexa, baseada em estações interligadas por Um ou vários pontos de acesso, ou de maneira mais simples, onde estações podem se comunicar entre si, num modelo ponto-a-ponto.

De acordo com o meio de configuração da rede, esta, pertence ainda a um padrão tecnológico que a difere de outras redes sem fio, ou seja, são tecnologias que podem variar de acordo com a amplitude do sinal, da velocidade do meio transmissor e até mesmo o nível de segurança que a compõe.Partindo do conceito de tecnologias sem fio, este projeto descreverá um breve resumo da História da comunicação sem fio; do meio de transmissão; da estrutura de uma WLAN e por fim será descrito um projeto de como configurar uma rede sem fio ponto-a-ponto.

FONTE SHVOONG

POR RILVAN STUTZ