Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, agosto 14, 2008

JESUS ERA ... PERIPATÉTICO

NOTÍCIA
=

Numa das empresas em que trabalhei, eu fazia parte de um grupo de treinadores voluntários. Éramos coordenados pelo chefe de treinamento, o professor muito capacitado, tínhamos até um lema: "Para poder ensinar, antes é preciso aprender" (copiado, se bem me recordo, de uma literatura do Senai). Um dia, nos reunimos para discutir a melhor forma de ministrar um curso para cerca de 200 funcionários. Estava claro que o método convencional era colocartodos em uma sala. Isto não iria funcionar, já que o professor insistia nanecessidade da interação, impraticável com um público daquele tamanho.
=
Como sempre acontece nessas reuniões, a imaginação voou longe do objetivo, até que, lá pelas tantas, uma colega propôs usarmos um trecho do Sermão da Montanha como tema do evento. E o professor, que até ali estava meio quieto, respondeu de primeira. Aliás, pensou alto: JESUS ERA PERIPATÉTICO...
=
Seguiu-se uma constrangida troca de olhares, mas, antes que o hiato pudesseser quebrado por alguém com coragem para retrucar a afronta, a secretária interrompeu a reunião para dizer que o gerente precisava falar urgentemente com o professor.
=
E lá se foi ele, deixando a sala à vontade para conspirar. Não sei vocês, mas eu achei esse comentário de extremo mau gosto, disse um funcionário. Eu nem diria de mau gosto, diria ofensivo mesmo, emendou outro auxiliar, para acrescentar que estava chocado, no que foi amparado por um silêncio geral.
=
Talvez o professor não queira misturar religião com treinamento ponderou o Superior, que era o mais calmo de todos. Mas eu até vejo uma razão para isso...
=
Que é isso, Superior? Que razão? Bom, para mim, é óbvio que ele é ateu. Não diga! Digo. Quer dizer, é um direito dele. Mas daí a desrespeitar a religiosidade alheia... Cheios de fúria, malhamos o professor durante uns dez minutos e, quando já o estávamos sentenciando à fogueira eterna, ele retornou. Mas nem percebeu a hostilidade, já entrou falando:
=
Então, como ia dizendo, podíamos montar várias salas separadas e colocarumas 20 pessoas em cada uma. É verdade que cada treinador teria de repetir amesma apresentação várias vezes, mas... Por que vocês estão me olhando desse jeito?
=
Bom, falando em nome do grupo, professor, essa coisa aí de PERIPATÉTICO, veja bem...
=
Certo! Foi daí que me veio a idéia. Jesus se locomovia para fazer pregações, como os filósofos também faziam, ao orientar seus discípulos. Mas Jesus foi o Mestre dos Mestres, portanto a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico... Mas que cara é essa?... PERIPATÉTICO quer dizer "O QUE ENSINA CAMINHANDO”.
=
Bastaria um de nós ter tido a humildade de confessar que desconhecia apalavra que o resto concordaria e tudo se resolveria com uma simples ida ao dicionário. Isto é, para poder ensinar, antes era preciso aprender. Finalmente, aprendemos. Duas coisas. A primeira é: o fato de todos estarem de acordo não transforma o falso em verdadeiro. E a segunda é que a sabedoria tende a provocar discórdia, mas a ignorância é quase sempre unânime.

FONTE SHVOONG
ADAPTAÇÃO RILVAN STUTZ
CATEDRAL PRESBITERIANA