Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, setembro 22, 2008

IGREJA E CRISTIANISMO

EDIFICAÇÃO
=
Igreja e Cristianismo. Jesus certamente não veio ao mundo para fundar uma igreja como muitos acreditam. Se esse fosse seu objetivo, teria logo construído um templo para nele reunir seus seguidores e fazer suas pregações. Basta abrir os evangelhos para ver Jesus pregando à beira do lago, nos montes, nas ruas, nos templos e sinagogas de seu tempo. Para Jesus o alvo era o coração do homem. Onde houvesse um grupo de pessoas reunidas lá estava Jesus pregando.
=
Jesus veio ensinar uma verdade. Uma verdade capaz de libertar o homem de toda forma de escravidão, de cegueira, de surdez. Veio para ser a luz do mundo. Ele sabia que fundar uma igreja era o mesmo que colaborar para que houvesse mais divisões do que já havia. Ele não veio mudar o mundo através da força de uma instituição, mas sim pela transformação interior do homem. E essa transformação se dá no momento em que nos encontramos verdadeiramente com Jesus e não porque pertencemos a esta ou àquela igreja.
=
Jesus não instituiu uma igreja. Ele trouxe “A Religião” por excelência. A Religião Cristã. Jesus veio ensinar ao homem que é preciso combater a ignorância, pois é dela que provem todos os males e todos os sofrimentos da humanidade. Jesus não criou nenhuma doutrina, nenhum dogma. Ele simplesmente revelou o que já existia em Deus. Por isso é que disse: “Nada faço de mim mesmo, mas em tudo procedo conforme a vontade do Pai. A doutrina que ensino não é minha, mas daquele que me enviou.
=
Quem me rejeita, não rejeita a mim próprio, mas àquele que me enviou”. O mundo já conhecia Deus através do Universo. Contudo, Ele, precisava revelar-se no íntimo do homem. O mundo já O conhecia na exteriorização de sua força, do seu poder, da sua inteligência, da sua sabedoria. Agora era preciso que o mundo O conhecesse através do seu amor. Os homens já conheciam Deus como supremo arquiteto do universo, agora era preciso que o conhecessem na intimidade, como Pai, através do perdão, da misericórdia, do amor. Diante dessa necessidade é que Jesus vem ao mundo.
=
Ele vem para desempenhar essa missão: revelar Deus e a sua Justiça. É pena que menos de três séculos depois da morte de Jesus, os homens, movidos por interesses diversos, instituíram uma igreja sobre o cristianismo. Uma igreja cheia de ritos, dogmas, normas e tradições, que, ao longo da história, causou muitas divisões dentro do cristianismo.
=
Hoje são centenas de igrejas, todas alicerçadas sobre o cristianismo. Já que elas existem, então que sejam de fato, libertadoras, como foi o Cristo, e que lutem pela paz entre os homens, levando luz para os povos e criando uma sociedade alicerçada na liberdade, fraternidade e igualdade. Que as igrejas não sejam um peso sobre os ombros da humanidade, mas sim instrumento de libertação. Amém.
=
Professor João Vitor Mariano
Canal Shvoong
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro