Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, maio 06, 2009

CÂNCER DE MAMA: FATORES DE RISCO

CUIDANDO DA SAÚDE
O câncer de mama é o câncer que mais mata as mulheres no Brasil; porém quando diagnosticado precocemente tem grandes possibilidades de cura , inclusive de tratamentos menos agressivos e mutiladores . Para que isso aconteça , precisamos conhecer um pouco mais sobre ele.
=
Fatores de risco: 1 - Idade : 75 % a 80 % dos casos ocorrem após os 50 anos. 2 - Primeira menstruação antes dos 11 anos. 3 - Menopausa tardia: após os 54 anos. 4 - Primeiro filho depois dos 35 anos. 5 - Nuliparidade: não ter filhos. 6 - História familiar: 90 % dos casos de câncer ocorrem ao acaso, são esporádicos, só 10 % são ligados à predisposição genética: história de câncer de mama em familiares triplicam o risco, principalmente se ocorreram antes dos 50 anos. 7 -Biópsia de mama com hiperplasia atípica ( alteração anormal que predispõe ao câncer ). 8 - Já ter tido câncer de mama. 9 - Obesidade: aumenta o risco principalmente depois da menopausa. 10 -Dieta rica em gordura. 11 - Consumo de álcool excessivo. 12 - Radioterapia em tecido mamário. 13 - Reposição hormonal com estrógenos associados ou não à progesterona. Sabendo desses fatores de risco, percebemos que alguns não podem ser alterados, como: antecedentes familiares, primeira menstruação, idade da menopausa por exemplo.
=
Porém outros fatores podem ser modificados, entre eles: peso corpóreo, alimentação, reposição hormonal e cuidados em geral. O mais importante é saber que o ser humano é um todo, mente e corpo, e esse equilíbrio deve ser mantido sempre através de uma vida saudavél, convivendo com quem se ama, deixando as mágoas para trás, tentando ser uma pessoa melhor a cada dia.
(Continua).






Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Dra. Alexandra Fernandes - Shvoong
Diác.Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro