Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, agosto 17, 2008

POBRE IGREJA RICA

EDIFICAÇÃO
=
Em apocalipse 3.14, o anjo se dirige à igreja de Laodicéia, " A igreja morna, indecisa, dividida; igreja no monte Carmelo. Nesses últimos momentos, era para a igreja do "amém", estar no propósito de "vigilância e oração" a espera da vinda do Senhor Jesus e "juntando tesouros no céu, porém, muitos na novela da vida real, fazem o papel dos imprudentes, divididos entre Deus e as riquezas ou sagaz ambição em possuí-las. Tão somente pelo fato de estarem preocupados e ansiosos por encontrar meios de conquistar e possuir posição, bens e ter estabilidade financeira, estão esquecendo de preparar azeite em reserva.
=
Assim perdem a percepção espiritual e direção, sem ter certeza onde irão chegar, muito embora de corpo presente, envolvidas com o nome do Senhor Jesus. Passam a cobrar de Deus sua parte na herança (como o filho pródigo), sem saber se fazem bem. Passam a ser egoístas porque querem manifestar ao mundo, um Deus salvador, através de bens materiais que perecem e não pelo exemplo e pregação de fé. Infelizmente essa enxurrada de malígnas doutrinas falseadas pelo homem, xerocadas da bíblia e deturpadas pela sabedoria humana com discursos e palestras (menos pregação) de fácil aplicação, cheias de metodologia humana tão ineficaz que pesado na balança, ao final da contabilidade, o saldo de reelevo espiritual é negativo.
=
Resultado: igrejas cheias mal administradas; igrejas mornas sem avivamento; igrejas emotivas; objetivos terrestres; crentes caídos, desviados, feridos, vidas desanimadas, depressivas, buscando quem culpar. Talvez cobrem de Deus promessas vazias não cumpridas, mesmo que, tenham dado todas os passos impostos pelo homem para alcançar de Deus tal prosperidade (que é claro, Ele jamais prometeu dar a alguém.
=
O tesouro do crente está no céu essa é a promessa. Certamente Jesus diria: "Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me , mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor"(Is. 29.13).
=

Pr. Washington Albernaz
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

A BELEZA DE JESUS CRISTO

EDIFICAÇÃO
=

Em Cantares 5.16 lemos: "...ele é totalmente desejável". Isso não pode ser dito a respeito de nenhum outro a não ser de Jesus Cristo. Qualquer outra grandeza é corrompida por pequenez, qualquer outra sabedoria é arrasada por tolice, qualquer outra bondade vem maculada por imperfeição. Jesus Cristo é o único do qual se pode afirmar que nEle tudo é amável e belo.
=
Sua beleza reside em Sua perfeita humanidade. Ele se identificou conosco em tudo, exceto com nosso pecado e com nossa natureza má. Ele teve de crescer fisicamente – como nós – mas Ele também cresceu na graça. Ele trabalhou, chorou, orou e amou. Em todas as coisas Ele foi tentado como nós mas permaneceu sem pecado.
Como Filho de Deus, Ele entra em nossa vida no século XX de maneira tão simples e natural como se tivesse morado em nossa rua. Ele é um dos nossos em tudo. Ele entra em uma vida cheia de pecado assim como um rio limpo e transparente lança suas águas em um lago parado. O rio não teme a contaminação, é ele que limpa o lago com sua força.
=
Cristo também possui perfeita compaixão. Pensemos apenas no "rebanho sem pastor" ou na viúva enlutada de Naim. Será que alguma vez você viu Jesus procurando pessoas que "mereciam" que Ele se compadecesse delas? Dele está escrito simplesmente que: "... compadeceu-se dela e curou os seus enfermos" (Mt 14.14b). Que glória reside em sua misericórdia! Naquela época significava contaminação a aproximação com os pobres leprosos, mas o contato com a mão de Jesus os curava e purificava.
=
A perfeita humildade de Jesus Cristo é extremamente amável. Ele, o único que poderia ter escolhido como desejava nascer, entrou nesta vida como um dentre muitos. Ele disse: "...no meio de vós, eu sou como quem serve" (Lc 22.27b), e está escrito que Ele "deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido" (Jo 13.5). E também está escrito que Ele "quando
ultrajado, não revidava com ultraje" (1 Pe 2.23).
=
Jesus Cristo também possui perfeita mansidão. Como Ele é meigo, mas também fiel, altruísta e devotado. Quando falou com a mulher calada, desesperada, depois que os seus acusadores foram se retirando um por um, toda a Sua amável mansidão se mostrou. Até na hora da Sua morte, Ele ouviu o clamor de uma fé em desespero. Antigamente, quando os vencedores voltavam das guerras, traziam seus prisioneiros mais importantes como troféus de vitória. Para Jesus Cristo foi suficiente chegar ao céu trazendo a alma de um ladrão.
=
Finalmente, olhemos para Seu perfeito equilíbrio interior. Ainda poderíamos falar muito sobre Sua dignidade, sua varonilidade, sobre Sua coragem. Nele se unem traços de um caráter perfeito e formam um equilíbrio maravilhoso. Sua mansidão nunca é delicada demais, sua coragem jamais é bruta.
=
Ele não é totalmente desejável? Você quer aceitá-lO como Salvador pessoal e igualmente descobrir Sua glória? Ele próprio disse: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna" (Jo 6.47).

=
Danilo Cesar Zenaro
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteria do Rio de Janeiro