Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, dezembro 19, 2009

DESPERTE! É TEMPO DE FALAR EM PÚBLICO

NOTÍCIAS PELO MUNDO




Tempo de Aprender a Falar!

A Arte de Falar em Público.
=
É preciso primeiro aprender a usar a cabeça para depois usar as palavras, a arte de falar em público é saber encantar um auditório pela palavra falada. É conseguir os suspiros, as lágrimas e risos. Enfim, é conseguir os aplausos finais do coração.
=
É como se realmente, a pessoa estivesse para se apresentar em um teatro, pois a apresentação em público exige da pessoa: apresentação, postura, conhecimentos, convicção, fluência, entusiasmo, sinceridade, honestidade, criatividade, gesticulação, naturalidade, postualidade, e acima de tudo, seriedade.
=
Qualquer pessoas poderá tornar-se um grande orador ou oradora, conforme nos mostra a história dos grandes mestres da arte de falar em público. Demóstenes, foi uma criança fraca, débil e doente, que tinha o apelido de Magricela. Mas, observando Calistrato, entusiasmou-se pela oratória. Tamanha era sua força de vontade de aprender a falar em público que, para não sair de casa e ficar treinando, raspou metade da cabeça. E com tamanha dedicação e determinação, ficou ensinando a voz e a gesticulação até que seu cabelo voltasse a crescer normalmente.
=
Cícero, o maior dos oradores, tinha que conviver com problemas sérios de estômago. Era magro e fraco. Chamado de Grão de Bico, e por repudiar esse apelido disse: "Darei celebridade a meu nome."
=
Foi um jovem brilhante que não desperdiçava nenhum estudo ou saber. Acreditava em que o melhor mestre do orador era a pena. Escrever sempre. Cícero e Demóstenes treinavam infatigavelmente. Como é importante valorizarmos, o poder da palavra falada através da sua própria voz. Por isso é possível, treinarmos e colocarmos em prática alguns ítens que são imprescindível, para obtermos um excelente aprendizado, seguindo alguns exemplos a seguir:
=
1- Comunicação Verbal2-Respiração Diafragmática3-Relaxamento4-Voz5-Dicção6-Habilidade - Humildade - Flexibilidade7-Motivação - Entusiasmo8-Gesticulação9-Carisma10-Aparência e Postura.11-Microfone12-Olhar13-Palavra e Estilo
=
COMUNICAÇÃO VERBAL
É a verbalização entre seres humanos racionais, exprimindo idéias e sentimentos através da fala, a fim de permitir uma interação social de indivíduo a indivíduo. "Qualquer homem é capaz de falar com autenticidade, mas com ordem, prudência e comedimento poucos o conseguem." Montaigne.
=
Embora algumas pessoas estejam preocupadas com aparência, estética, beleza, roupa etc., não se dão conta de que é falando que nossa personalidade se revela. Caso você queira uma impressão favorável a seu respeito, saiba que a melhor forma é a maneira pela qual você fala. Aprender a falar faz parte da arte de viver bem. O Pe. Antõnio Vieira dizia que o "O estilo de falar e escrever devemos copiar das estrelas. Deve ser tão claro e tão límpido como o céu estrelado."
=
Se você pode refletir o que sente em palavras, então Fale!..."Em uma sociedade em que a palavra falada substitui por toda parte a palavra escrita, torna-se indispensável ensinar esta ciência da voz humana, como se ensinam as boas maneiras." A.Wicart
=
VOCATIVO.
É o seu primeiro contato com o público. A saudação.Inicie sua fala com um vocativo breve. Mas, lembre-se dos vocativos protocolares que deverão iniciar primeiramente com a saudação do presidente da mesa ou representante das entidades.
=
ETIQUETA
Harmonia com a sua elegância e distinção. Um conjunto harmônico de atitudes, palavras, gestos, postura, fisionomia e apaência. Traduzindo uma relação com o eu exterior e interior de cada indivíduo, nos adaptando naturalmente a qualquer ambiente.
=
ETIQUETA PROFISSIONAL
É o comportamento no trabalho de funcionários em relação aos superiores, subordinados e público em geral.
=
ETIQUETA SOCIAL
São regras essenciais para a convivência em sociedade. É a arte da comunicação em festas, recepções e comemorações. Sempre apresenta-se o homem a mulher. No entanto, em que se tratando de um dignitário civil ou religioso, a mulher deverá ser apresentada. Apresenta-se uma pessoa mais moça a uma pessoa mais idosa, a menos importante a mais importante, e a solteira a casada.
=
A mulher deverá estender a mão, antes que o faça o homem, que lhe foi apresentado, assim como o mais importante deverá estender ao menos importante. No entanto se a pessoa apresentada se limitar a um outro cumprimento, deverá ser correspondido.
=
O convidado de honra, numa recepção de cerimônia, é apresentado a todos os convidados e deverá ficar ao lado da (o) anfitrião (ã), a entrada e em pé.
=
Na comunicação Verbal, toda fala, palestra, sermão, conferência, discurso, alocução, tem de ter início, meio e fim. Não aborde mais de três assuntos num único tema. Na Bíblia há uma passagem em que quando Jonas, converteu os Ninivitas, ele abosdou um único assunto. Durante quarenta dias, pregou um único assunto,(A Submersão da Cidade). É muito comum os palestrantes abosdarem quarenta assuntos, em quarenta minutos de palestra.
=
RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
"Para cada esforço disciplinado há múltiplas recompensas." Jim RohÉ a respiração correta para quem quer fazer uso da voz como instrumento de trabalho. É o alicerce do sucesso, propiciando a você segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional. e assim controlando a tensão durante o discurso. Ao mudar sua fisiologia, ou seja a sua postura e maneira de respirar, você estará mudando seu estado emocional e suas representações interiores e automaticamente estará mudando a maneira de falar. A respiraçao diafragmática ao dar controle absoluto em seu estado emocional, será o alicerce para aqueles que desejam falar em público.



Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Tânia Castelliano - M. Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro