Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, novembro 08, 2010

SENSIBILIZAÇÃO

MENSAGEM




Sou formado na área ambiental. Já realizei palestras sobre aquecimento global utilizando imagens com informações científicas na forma de um videoclipe e isso foi uma experiência que deu muito certo, pois o público prendeu sua atenção nas imagens e a música fazia com que aquelas informações fossem absorvidas com mais intensidade e com um toque de emoção. Acredito muito no poder da sensibilização e nos bons resultados que ela pode oferecer, por isso, resolvi mandar essa sugestão.

Primeiro surgem as causas e as circunstâncias que dão origem aos fatos e os acontecimentos que compõe a história de um povo em uma determinada época. Logo em seguida, as artes como a literatura, a música e o teatro exerce seu papel extraordinário de retratar e registrar esses acontecimentos, é como se ela identificasse na história o grau evolutivo de um povo.

Desde sempre os homens foram usuários, consumidores, que podem se comportar melhor ou pior em relação ao seu meio ambiente, conforme forem sensibilizados pela educação. Por isso, gostaria de propor a criação de um quadro, cujo tema, tratasse desses meios de sensibilizações através das artes como, por exemplo, a literatura, a música e o teatro. Um dos principais objetivos é proporcionar aos telespectadores uma visão privilegiada dos assuntos relacionados com a temática ambiental, já que, essas três artes foram e continuam sendo as principais responsáveis por influenciar no modo de vida do ser humano durante séculos, devido a sua capacidade de transmitir suas mensagens para milhões de pessoas de uma maneira particular.

Essas mensagens podem ser consideradas como temas transversais referentes às questões contemporâneas de relevante interesse social, mesclando informações científicas e relatos históricos com entrevistas e atrações artísticas. A literatura, a música e o teatro ampliaram os horizontes do imaginário e conseqüentemente nos sensibilizando com suas obras, influenciando na nossa capacidade de enxergar e perceber o mundo. A idéia do quadro é de identificar os principais pontos de inter-relação dessas três artes com a vida cotidiana em diferentes épocas, que, direta ou indiretamente, contribuíram e sempre contribuirá para a formação de um determinado estilo de vida.

Desta forma, alertará os telespectadores que seus sentimentos estão diretamente ligados à maneira pela qual ele foi sensibilizado, podendo pensar e agir prospectivamente em busca de um mundo melhor. A mensagem transmitida estará contribuindo para uma Educação Ambiental almejada por vários especialistas da área, onde a mudança de comportamento do indivíduo é o ponto de partida a caminho da sustentabilidade.









Heldings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Roger Lima - Ambientalista - Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro