Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, maio 05, 2013

MULHER E A LEI DA "VOVÓ"


 
             MENSAGEM
 





Havia uma mulher que tinha tudo, uma família feliz, um marido amoroso, filhos saudáveis, casa própria, ela e o marido com bons empregos. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela deixava de dar atenção aos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo.

E disse à ela: Filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina!  Você terá apenas que dar um pouco de atenção para ela, regando-a e podando-a de vez em quando, e conversar um pouquinho com ela. Fazendo isso ela lhe dará em troca esse perfume  maravilhoso e essas lindas flores.

A mulher ficou muito feliz, afinal a flor era de uma beleza sem igual e tinha um perfume!

O tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. A mulher chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto sem lhe dar nenhuma atenção. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. A mulher chegou em casa e levou um susto ao ver a flor morta, com suas raízes ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A mulher chorou muito e contou a seu pai o que havia acontecido. 

Seu pai então respondeu:
Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor deu a você, mas você tem que aprender a dar atenção a eles, regando-os com carinho e amor, podando-os com atenção e estímulos positivos, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.  E o pai encerrou dizendo:
Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama! Dê a elas a sua atenção, o seu amor..."

Essa história tem uma grande lição de vida, que os antigos chamavam de "Lei da Vovó": se você fizer algo positivo, ganhará outra coisa positiva. A vovó dizia ao netinho: "Se você comer toda a comida, ganhará um doce de sobremesa". 

Os antigos já conheciam a grande influência dos estímulos positivos para fazer alguém feliz. Faz, realmente, um tremendo bem quando se recebe um estímulo físico como um abraço carinhoso ou um beijo, um estímulo verbal como um elogio ou um "eu gosto de você", um telefonema alegre e estimulador, um olhar amoroso, um tapinha nas costas, a presença de alguém querido ou qualquer outro estímulo positivo que dê alegria e satisfação à pessoa. Estímulos assim, fazem um tremendo bem à saúde mental e emocional.

A ciência já descobriu que os estímulos são necessários à sobrevivência do ser humano e a escassez de estímulos não é saudável, tanto física quanto emocionalmente. A pessoa "civilizada" é culturalmente condicionada a economizar os estímulos, evitando dar estímulos aos outros, desenvolvendo uma sociedade onde as pessoas vivem constantemente com um "déficit de estimulações" que recebem dos outros, há uma falta daqueles estímulos que poderiam fazê-las sentirem-se bem.

Por isso, que tal aproveitar o momento olhando com maior carinho a "Mulher".  Começar a dar mais estímulos positivos aos outros à sua volta? Não custa nada, além de um pequeno esforço para deixar de ser "tão civilizado", economizando nos estímulos positivos que os outros gostariam de receber de você! Seja você o início de grandes mudanças!

Você pode transformar o ambiente em que vive, espalhando alegria e felicidade entre as pessoas! Vamos lá, dê o primeiro passo, faça a sua parte! Você vai se surpreender...






Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
O Blog " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo"
Antonio de Andrade - Portal da Família