Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, dezembro 28, 2013

MUDANDO O JEITO DE VIVER – SAÚDE MENTAL









Viver bem é um desejo de todo ser humano.

Na verdade trata-se de um dos maiores desejos, juntamente com o de ser reconhecido, valorizado, admirado e respeitado, ao contrário do que pensa muita gente que defende a teoria do homo ecônomos, dizendo que os homens vivem em busca do dinheiro. Essa teoria já está ultrapassada, visto que os que buscam o dinheiro, o buscam para atenderem aqueles desejos que mencionei nas frases iniciais do texto.

Porém esse artigo pretende tratar de um assunto mais amplo: como viver bem. Para se viver bem é necessário que se tenha saúde mental e essa, temos que cultivar a todo o tempo no nosso dia-a-dia. Isso passa desde pela revelação de estímulos estressantes até o cultivo de estímulos relaxantes. Ao invés de se estressar com o trânsito, o que é bem corriqueiro, procure relaxar com o brilho do sol no topo dos prédios ou com os pingos de chuva no para-brisa.

Pense no milagre que é a vida: no lugar certo (a terra), à distância certa da fonte de vida (o sol), com as substâncias certas na quantidade certa (água, oxigênio, carbono) para que num conjunto de coincidências, tenha gerado um grupo de proteínas e RNA que conseguiu interagir entre si até formar um ser vivo simples que foi evoluindo, dando origem á espécies diferentes até chegar às aves, plantas e mamíferos.

Pense dessa forma positiva nas coisas. Procure valorizar o lado bom e ao invés de esquecer o lado ruim, buscar as causas que lhe deram origem para que você possa prevenir da próxima vez. Cultive a paciência como se fosse uma prova de valor e virtude da sua pessoa em todos os momentos. Ficar nervoso (a) é fácil, qualquer um consegue. Principalmente os fracos. Ficar calmo em momentos complicados é que é difícil. E isso só os fortes conseguem. Tente ser forte e ficar calmo, calmo para si e para os outros. Todas as pessoas têm qualidades e defeitos. Dividem-se em dois grupos inicialmente: os que sabem disso e os que não sabem.

Por sua vez, o grupo dos que sabem disso se divide em mais dois grupos: o dos que sabem das suas qualidades e defeitos e o dos que não sabem (porque não se observam corretamente ou porque ninguém os ajudou a perceber). Por sua vez, o grupo das pessoas que sabem das suas qualidades e defeitos se divide em outros dois: o dos que procuram melhorar as qualidades e corrigir os seus defeitos e o grupo dos que se acomodam iludindo-se (para não terem trabalho) de que isso faz parte de sua "personalidade". Não se iluda.

O grupo das pessoas que são mais felizes é o daquelas que busca sempre se aperfeiçoarem em todos os aspectos: éticos, profissionais, interpessoais, morais, sexuais, físicos e intelectuais. O que é nosso corpo e nossa mente se não tudo o que é nós? E se nós somos corpo e mente, cuidemos  dois com o carinho que nós mesmos merecemos. E ajudemos as pessoas que amamos também, porque amar a outras pessoas é provar que se ama e que se acredita no amor. Aí está outra dica. Ame sem pré-condições ou interesses. Ame de graça e receba a graça de também ser amado de graça.


É simples assim. Eu faço isso e sou muito feliz no meu dia-a-dia estressante de um estudante de vinte anos que tem inúmeras tarefas e cobranças nas coisas. Com esses princípios e muitos outros que pretendo escrever em outros textos, garanto que você será uma pessoa mais feliz. Veja a beleza das coisas. Fale eu te amo a quem você ama e peça outro de volta. Sorria para o céu e sol. Ame todas as Criações de Deus!   Ele se tornará o paraíso para você.
  



Holdings – Tel Aviv – Jafra – Israel
O Blog – “A Serviço do Senhor”
Dc. Rilvan Stutz “O Servo com Cristro”
Membro do Portal Interlegis.gov.br – Direitos Humanos – Senado Federal
Instituto de Pesquisas  Arqueológicas (Membro) – Israel
Academia de Natânya  (Membro) – Israel
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro