Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, julho 22, 2009

QUEM BATE EDUCA?

TEMA EDUCAÇÃO



O educador Dante Donatelli é uma voz dissonante nas discussões de pedagogia no Brasil. Professor de filosofia e diretor de escola há 20 anos, foi uma das poucas pessoas contrárias à lei que proíbe os pais de darem palmadas nos filhos, aprovada pelo congresso no ano passado. Ele mostra como as mudanças sociais de hoje estão mudando o comportamento dos pais.

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VIVE UMA DITADURA “POLITICAMENTE CORRETA”?

Mais que uma ditadura, uma tirania. No afã de combater a barbárie, o Estado invade a relação privada da família. Não se sabe legislar sobre a vida das pessoas em circunstâncias privadas. Um pai não deve ser punido se dá uma palmada no filho depois de falar 10 vezes para ele não atravessar a rua correndo.

DÁ PARA EDUCAR APENAS COM ARGUMENTO?

Óbvio que não. Crianças têm um limite de compreensão argumentativa, pouca noção temporal e de causalidade. Ainda estão se preparando para o juízo moral e mesmo para a auto-proteção. Como diretor de escola, presenciei várias vezes a cena de pais levando o filho para conhecer uma escola e perguntando para a criança de 5 ou 6 anos se ela gostaria de estudar ali. Isso mostra que hoje parece que voltamos ao tempo em que é vista como um adulto em miniatura.

POR QUE OS PAIS AGEM ASSIM?

Como hoje em dia pai e mãe passam muito tempo fora, é comum tratarem os filhos cheios de culpa por serem ausentes. Em vez disso, o melhor é tomar consciência de que não podemos ter tudo, material ou afetivamente. Ou os pais renunciam a uma vida profissional intensa ou assumem a escolha e deixam de sentir culpados.



Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof:Dante Donatelli - Membro-Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro