Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, junho 21, 2010

O QUE FAZER QUANDO UMA CRIANÇA QUEBRA OU PERDE UM DENTE NUMA QUEDA?

CUIDANDO DA SAÚDE

As crianças são irrequietas por natureza. Gostam de brincar, correr e pular. Só que, às vezes, em casa ou mesmo na escola, acontece aquele tombo e... Nossa! Eis um dente quebrado! O que fazer numa situação dessas? Calma, pode ser que ainda haja salvação para esse dente.

Para a Dra. Cristina Rocha, especializada em Odontopediatria que atua na cidade de São Paulo, quando uma criança quebra ou perde um dente numa queda, a porção fraturada ou o próprio dente deve ser guardado em um recipiente com água, soro, leite ou até mesmo saliva, e a criança deve ser levada imediatamente ao dentista que, em muitos casos, poderá reimplantar esse dente. Essa é uma dica importante, dentre outras, que ela costuma dar a pais e professores em palestras nas escolas.

“Na verdade, invisto muito na orientação dos pacientes, pois atitudes diretivas em momentos de ‘apuros’ trarão, consequentemente, maior número de casos com sucesso”, diz ela.

Segundo a Dra. Cristina, o dente é uma estrutura "viva", e quando ele é perdido, no caso de um trauma, deve ser colocado em meio úmido para se manter hidratado. Desta forma, com certeza a possibilidade de sucesso do reimplante fica aumentada. É importante lembrar que o mesmo procedimento fica indicado para caso de fratura dental. "A porção fraturada deverá ser guardada em água, soro, leite ou saliva, e prontamente ir ao dentista."

Este procedimento se aplica tanto a dentes decíduos (de leite) quanto a permanentes. A demora em procurar o dentista diminui muito a possibilidade de sucesso.













Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Dra. Cristina Rocha - Portal da Família
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro