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sexta-feira, março 27, 2009

ALIMENTOS, SUAS CORES E SIGNIFICADOS

CUIDANDO DA SAÚDE
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As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.As cores dos alimentos denotam a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
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VEJA A SEGUIR O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS CORES DOS ALIMENTOS.
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ALIMENTOS BRANCOSOS: alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as mellhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque: - Contribuem na formação e manutenção dos ossos. - Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos. - São fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
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ALIMENTOS VERMELHOSO: licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melância, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.
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ALIMENTOS AMARELOSO: mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.
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ALIMENTOS ARROXEADOSOS: alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, e a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substãncia que retarda o envelhecimento Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.
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ALIMENTOS VERDES: Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: imediatamente, desintoxicam as células, Inibem os radicais livres - substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. Protegem o cabelo e a pele.
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ALIMENTOS MARRONS: As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo: Melhoram o funcionamento do intestino. Combatem a ansiedade e a depressão. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.










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