Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, março 03, 2009

CHOQUE DE ORDEM (II)

EDIFICAÇÃO
=
Termino a matéria cuja primeira parte foi publicada neste blog. Desta feita volto a atenção para compromissos pessoais do cristão. Todos nós, de alguma forma, precisamos passar por um choque de ordem quer para o aperfeiçoamento da vida, ou para o arrependimento de coisas erradas. É fato que há pessoas nas igrejas que assimilaram vícios e os cristalizaram, tornando-se pedras de tropeço no Reino de Deus. Outras vivem de modo desordenado, descontrolado, e ensimesmado, de tal forma que perdem o norte do cristianismo puro e límpido ensinado por Jesus.
=
O rei Davi chegou a um ponto tão alto em sua vaidade que se achou no direito de tomar a mulher de Urias, seu leal oficial, adulterando com ela, sem qualquer peso de consciência. Imagino que ele poderia pensar que como rei ungido de Israel não tinha que dar satisfação a ninguém. Podia tramar a morte do seu leal oficial sem que isto lhe trouxesse problema algum. Imagino que nalgum momento Davi possa ter falado: Afinal de contas sou o rei e tenho os meus direitos e prazeres. Quando lemos o salmo 51, à luz do seu contexto maior, ao lermos detalhadamente a oração de arrependimento de Davi, passamos a entender o que significa tomar um choque de ordem.
=
Exortado pelo profeta Natã, o rei Davi cai em si, e em sua análise pessoal vê não somente o fato imediato, ou seja, seu adultério e o crime doloso que cometeu mandando assinar o marido da mulher com quem ele adulterara. Ele faz uma análise mais profunda de sua vida. Este é um aspecto fundamental no choque de ordem. Diante de um fato contundente, o cristão se arrepende não somente do problema que desencadeou a análise de conduta, mas avalia a vida como um todo, e toma decisões acertadas baseadas no arrependimento e perdão.
=
Um choque desta natureza faz com que voltemos a focar de maneira correta a nossa vida. Faz com que voltemos ao correto percurso de vida e faz com que o primeiro amor seja reavivado. Tudo isto aconteceu com Davi, e ao estudarmos aprofundadamente a sua vida veremos que após o choque de ordem ele se tornou melhor pessoa que antes. Quando lemos as biografias de homens e mulheres de Deus tanto na Bíblia como na história do cristianismo este é um detalhe que sempre é relevante: Verdadeiros homens e mulheres de Deus erram, mas ao tomarem consciência da desordem que seus erros causaram voltam-se para o Senhor que graciosamente reordena suas vidas retirando de sobre elas a maldição do erro e cobrindo-as com as bênçãos do perdão plenário.
=
Deus te abençoe meu amado leitor. Que ele opere um choque de ordem em sua vida, dando a ela um novo sentido. Amém.








Holdings. Tel - Aviv- Jafra - Israel
Pr. David Baêta - PIB em Moça Bonita
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
http://www.reierei.blogspot.com/