Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, julho 08, 2008

PODAR PARA PRODUZIR

EDIFICAÇÃO

APRENDENDO NOS MOMENTOS DE PROVAÇÃO

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”(João 15:2).
=
Há bem pouco tempo ouvi um pregador afirmando que o versículo que diz que devemos dar graças a Deus em tudo não se aplica aos momentos difíceis de nossa vida. Devemos, segundo ele, dar graças pelo que é bom.
=
Este verso, além do livro inteiro de Jó me leva a crer que não deve ser assim. Nunca vi um agricultor anestesiar uma planta para podá-la, o que me leva a crer que na sua forma a planta sente a poda. Assim, sendo nós em semelhança, seremos podados sem anestesia e, portanto, sentiremos quando o Senhor fizer alguns “melhoramentos” em nós.
=
Note que isso é privilégio exclusivo daqueles que já estão produzindo frutos, pois não são podados – são cortados para secar e servir de lenha. Em palavras bem simples, nada nesta vida nos isenta de algum tipo de provação ou sofrimento, pois sendo este passageiro e visando nosso crescimento Espiritual, nos fará produzir mais. Deus tem uma perspectiva e uma visão que em muito excedem a nossa.
=
Não estou dizendo que tudo nos faça sofrer seja bom ou venha de Deus; isso seria exagero. Mas se temos convicção da nossa posição diante do Pai e ainda assim e assim a provação persiste, nossa atitude ao invés de ser do Senhor, eu não aceito!”deveria ser “Senhor, o que queres me ensinar?.”Isso é mais que bom senso, é obediência em submissão.”
=
Quando racionalizamos em excesso aquilo que está patente, nosso maior prejuízo é a perda de aprendizado. Só seremos aperfeiçoados como seres humanos com uma dose muito bem graduada de alegrias e tristezas, vitórias e provações, desafios e tentações. Afinal, o Senhor disse que bem-aventurado (abençoado) será aquele que persevera até a morte. Persevera em quê, se tudo der certo?
=
“Senhor, aquilo que tiveres para mim eu aceito. Mostra-me claramente o que queres me ensinar em cada provação.”

Pr. Mario Fernandez

Por Rilvan Stutz