Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, outubro 19, 2011

ÁFRICA: FOME E GUERRA

NOTICIAS PELO MUNDO





==================Rede de Divulgação



=
Um continente assediado pela fome. Pelas estatísticas recentes, as cifras desse flagelo não param de crescer, tornando-se mais graves e mais preocupantes. A cada ano, 27 milhões de africanos, a maioria crianças, estão ameaçados de morrer de fome. Dos 800 milhões de habitante
s, pelo menos 150 milhões vivem em debilitante escassez de alimentos.
=
Os países mais atingidos pelo flagelo são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. Além disso, são os mais atingidos por violentos conflitos internos, que ameaçam aumentar a ruína.
=
No fluxo do comércio mundial, no qual a África não tem condições de tomar parte, contribuem com modestíssimos 1,5%. Anualmente os EUA destinam como ajuda 1 dólar para cada africano, enquanto Israel é beneficiado com 700 por habitante. Com a queda do comunismo, o ex-império de Stálin foram os primeiros a clamar por uma gorda fatia dessa ajuda, oferecendo em troca seus imensos mercados ao capitalismo.
=
A África corre o risco de ver o aumento da degradação social e se transformar num continente que sobrevive da caridade alheia, sem condições de tratar seus problemas, entre eles a fome e a AIDS. A falência quase total do processo de descolonização é atestada pelo fato de que hoje 3 a cada 4 africanos vivem em estado de pobreza absoluta e a dívida externa é 5 vezes maior do que no início dos anos 80 (250 bilhões de dólares contra 50).
=
Ditadura-Siad Barre - Nascido em 1921 e apelidado pejorativamente de hiena foi o ditador da Somália. Calcula-se que durante o seu regime, que durou de 1969 a 1991, tenha mandado matar pelo menos 200 mil somalis, enquanto 1 milhão viu-se obrigado a procurar exílio. Conseguiu, recorrendo ao terror, manter-se no poder até 1991, quando uma revolta popular o derrubou.
=
Zaire - Um exemplo de degradação - Submetido à ditadura de Mobutu a partir de 1965, o país compreende 450 línguas e tribos. Em 1991, a renda média de um cidadão de lá era de 92 dólares por ano, muito abaixo dos 5370 dólares pelos quais o Banco Mundial mede o limite da pobreza.
=
Uma obra ilustrada de 180 páginas chegou a custar 1250 mil zaires e um operário mais que 30 a 50 mil por mês, em 1985 Zaire equivalia a 2 dólares. O país é ex-colônia belga, o Congo Belga. Independente desde 1960. O regime pós-colonialista levou o país a beira da falência e por isso o trono de Mobutu, que parecia intocável, começou a ruir. A resistência dos donos do poder, quase sempre apoiados por militares locais, ainda é muito forte e certamente não serão afastados com facilidade e nem em curto prazo.
======================================================================================
Blog – Rei dos Reis
Amados Irmãos Evangélicos. Nossos sentimentos ao tomar conhecimento de notícias deste tão sofrido Continente, sentimos tristeza, ao mesmo tempo, consideramos ser bom sofrer este impacto, pois isto nos leva a mais elevada escala de orações pelos nossos Irmãos Africanos.
=
Imbuídos pela tristeza, postamos este artigo - “notícia”, para resistirmos ao comodismo e estendermos nossas orações ao Pai Celeste, rogando para que tão sofrido Povo, tenha o alcance da graça. Que o nosso rogo seja ouvido pelo Pai celeste acalentando um mínimo que for, mas que seja já, um pouco de soluções para este Povo tão amado por todos nós. Amém.
=
Diác. Rilvan Stutz Blog Rei dos Reis.












Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo"

Dr. Carlos Rossi - Mega Arquivo - Shvoong