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segunda-feira, janeiro 25, 2010

DIÁLOGO: UM MÉTODO DE REFLEXÃO CONJUNTA E OBSERVAÇÃO COMPARTILHADA

EDUCAÇÃO E CIÊNCIA


A definição do termo diálogo vem da fusão das palavras gregas dia e logos (Dia significa “por meio de” e Logos, razão). Dessa forma podemos dizer que diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados, ou seja, as palavras circulam entre as pessoas sem necessariamente serem concordadas, discordadas, analisadas ou julgadas, pois apresentam a experiência imediata dos participantes.
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Tal experiência dialógica tem a função de ligar, ou seja, de formar redes.O autor procura atualizar a definição de diálogo como sendo uma metodologia de conversação que busca a melhoria da comunicação entre os interlocutores, a observação compartilhada de experiências e a produção de percepções e idéias novas, cujo propósito é exercitar novos modos de ver e criar significados em conjunto. O diálogo passa a ser uma atividade cooperativa de reflexão e observação de experiências vividas. É uma metodologia que permite pessoas interagirem pensamentos compartilhando dados que surgem dessa interação sem procurar analisá-los ou julgá-los de imediato, pois objetivam produzir idéias novas com significados compartilhados.
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Partindo desse princípio procura romper com os paradigmas dos modelos mentais impostos à séculos nas sociedades e suas respectivas culturas.Os modelos mentais partem do principio do automatismo concordo-discordo que acontece devido a três características básicas – fragmentação, imediatismo e super-simplificação – que condiciona a cultura que agem como inibidores de possibilidades de descobrir novas capacidades de quem participa da conversação.
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O diálogo tem por objetivo lidar com o tal automatismo, atenuando os condicionamentos afim de buscar alternativas à atitudes habituais possibilitando perceber e pensar sobre as mesmas questões porem de modo diferente a fim de emergir idéias novas. A partir daí é que poderão ser avaliadas e julgadas implementando ações não rotineiras. Na dinâmica da conversação nota-se uma sutil diferença entre dialogar e discutir/debater. No diálogo busca-se emergir idéias novas e significados novos e compartilhados.
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No discurso/debate procura-se conclusões e justificativas. Dessa forma não podemos dizer que um é melhor que o outro, porque há instantes que precisamos dialogar e outros que precisamos discutir/debater encontrando um equilíbrio entre os modelos mentais e o processo dialógico. Com os modelos mentais adquirimos vícios condicionados que podem limitar o processo dialógico.
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Atitudes condicionadas de comparar, checar, controlar, julgar podem prejudicar ou mesmo impedir o diálogo. Tais atitudes nos fizeram acostumar a esperar de forma imediata por idéias prontas, o que não acontece no processo dialógico, onde somos levados a participar e a compreender. Outro pressuposto vicioso é de que somos separados uns dos outros e do mundo. No processo dialógico deixamos as crenças impostas dando um passo importante para percebermo-nos parte do todo (da natureza e do mundo).
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Somos responsáveis pelo que construímos o que nos torna ao mesmo tempo autônomos e dependentes.Dialogar é antes de tudo aprender a ouvir o outro sem interrupção seja para concordar ou discordar. O silêncio faz parte desse processo e através dele observamos e nos auto-observamos. Saber ouvir nos possibilita prestar atenção aos fenômenos que se apresentam, os quais podemos descrevê-los sem tentar explicá-los, respeitando as diferenças sem a influência das crenças e pressupostos, colocando-as em pé de igualdade sem delimitar o campo de observação e se colocando como participante do processo e não como mero observador.
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Os modelos mentais nos condicionaram a procurar resultados imediatos o que nos mantém em posição defensiva quando confrontados ou em posição conformista quando concordados. Para romper com esses pressupostos é preciso que haja uma reflexão coletiva, onde sabemos que os outros conhecem mais nossos pressupostos que nós mesmos. Por isso é através do difícil processo de ouvir o outro que adquirimos uma aprendizagem coletiva que nos remete a resultados qualitativos.
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Por fim, o autor disponibiliza os seguintes aspectos consideráveis dentro do processo dialógico:
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1. O ser humano é parte da natureza e do mundo e aqui inclui-se a mente humana.
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2. A realidade de cada individuo é a visão de mundo que ele adquiriu em suas experiências.
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3. É preciso ampliar a compreensão de mundo.
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4. Quanto maior for a diversidade dos pontos de vista maior e melhor será a qualidade dialógica.
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5. Encontrar o equilíbrio dialógico aumenta a possibilidade de crescimento da qualidade dialógica com significados e idéias novas e compartilhados. Por isso devemos observar quando estamos na defensiva (discordando de tudo) ou quando estamos nos acomodando (concordando com tudo).




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