Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, janeiro 11, 2013

BRASIL: O PAÍS DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

           MENSAGEM
 

 






O Brasil é o país do desperdício de alimentos, tudo fruto da incompetência dos órgãos públicos. Criaram um Ministério da Pesca e até hoje não vejo serviço prestado por esse órgão do governo federal. 

Não podem criar ministérios apenas para abrigar aliados políticos, isso é uma vergonha nacional, e o pior de tudo, esses ministros estão no cargo por questão política. 


Desde que esse ministério da pesca foi criado não assumiu um ministro que entenda realmente de pesca, nem para pegar piaba sabem preparar um anzol, isso é brincar com o dinheiro público, vale ressaltar que no Brasil pagamos impostos exorbitantes sem retorno social.

Na cidade de Manaus o pescado é desperdiçado, melhor dizendo, jogado no lixo. Enquanto isso muitos padecem de fome nesse país, é muita incompetência de um governo que não cria meios de armazenar esse pescado para vender as pessoas mais carentes. 

É de se questionar, o que faz o Ministério da Pesca em relação a esse desperdício de pescado em Manaus? Sabemos que esse desperdício acontece no Brasil todo, toneladas de pescados e mariscos são desperdiçadas porque não temos políticas de aproveitamento desses produtos.

Enquanto isso o Ministério da Pesca surfa na incompetência comprando materiais que não usa no dia a dia. “Na mesma época em que comprou 28 lanchas-patrulha e não usou, o ministério da Pesca gastou 37,4 milhões de reais em máquinas de gelo que ficaram encalhadas nos fabricantes. A constatação é de auditoria do Tribunal de contas da União (TCU), que multou nove gestores da pasta por irregularidades nos contratos para aquisição dos equipamentos”.  Não tem sentido ocupar um cargo político por alguém que não entende do assunto e o Ministério da Pesca tem sido ocupado por políticos que não entendem bulhufas de pesca.  Esse desperdício é apenas a pontinha do iceberg de alimentos que são jogados no lixo.

Qualquer cidadão já visitou uma feira nos finais de semana e no final da feira é de se observar o desperdício de verduras e frutas. Os mais carentes saem procurando frutas que podem serem aproveitadas, corta o lado podre e aproveita o lado bom, parecem cenas medievais, mas não é, muita gente sobrevive do lixo desperdiçado das feiras do dia a dia. 

O desperdício maior acontece nos Centros de Abastecimento nos grandes centros urbanos, aí é que o desperdício é grande. Toneladas de legumes e frutas são jogadas no lixo por se estragarem, falta de conservação. É uma falta de vergonha um país como o nosso jogar no lixo toneladas de alimentos por falta de armazenagem e conservação.

Não vou nem me adentrar no transporte desses alimentos que se estragam pela péssima conservação das estradas nacionais em péssimas condições. Haja incompetência dos nossos governantes que não priorizam necessidades básicas do cidadão.

O Brasil bate recordes na produção de grãos e, no entanto nosso povo passa fome, a carestia nos alimentos chega à mesa do cidadão.

Os Estados Unidos passa por uma seca (2012), nosso milho e nossa soja no momento tem sido procurado por os norte-americanos para suprir seu mercado. Só que essa procura norte-americana tem encarecido o nosso frango do dia a dia, quem não gosta de um frango assado? Por conta da falta de milho o preço do frango encareceu nos supermercados. Muitos frigoríficos no Brasil fecharam suas portas por falta de frangos e as granjas sacrificam milhares de aves por não poderem manter o preço elevado da ração.

O desperdício acontece também nas famílias mais abastadas que jogam no lixo o  excesso de comida que poderia ser doada aos mais necessitados, o que custa dar um prato de comida para um faminto?

Enquanto isso se gasta bilhões com estádios de futebol para a copa do mundo, olimpíadas e obras faraônicas que no futuro serão elefantes brancos. É de se perguntar, o mais importante não é educação, saúde e comer bem?




  
 



Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
O Blog " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "
Prof. Wellington Pinto